Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cultura e Lazer

Santo André abre vagas para novas oficinas culturais gratuitas

Atividades fazem parte do projeto Territórios de Cultura, que está presente em 17 bairros; inscrições estão abertas

Última atualização: 22/04/2025 07:14
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 22/04/2025
Compartilhar

 

Santo André abre vagas para novas oficinas culturais gratuitas
Santo André abre vagas para novas oficinas culturais gratuitas. Foto: Divulgação

O projeto Territórios de Cultura, iniciativa que proporciona oficinas culturais gratuitas em diversos bairros de Santo André, está com as inscrições abertas para cinco novos cursos: palhaçaria, canto, contação de história, oficina de roteiro e vivências artísticas. Em março, o projeto já havia disponibilizado vagas em 27 oficinas espalhadas em 17 bairros da cidade. As inscrições para as novas oficinas e também para as vagas remanescentes estão disponíveis no link https://bit.ly/oficinas_territorios2025 ou presencialmente nos espaços.

A oficina “Palhaçaria: o riso que desarma”, no espaço A Casa (Centro Artístico de Santo André), é uma das novas oficinas com as inscrições abertas. As aulas vão acontecer às quartas-feiras, de 7 de maio e 29 de novembro, das 19h às 21h. Na oficina, o ator Tércio Emo vai apresentar aos alunos o universo do palhaço, explorando a improvisação, o humor físico e a expressão emocional. Os alunos vão desenvolver seu próprio palhaço, aprendendo a transformar vulnerabilidades em potência cômica. A Casa fica na Avenida Industrial, 1.740, no bairro Jardim. É voltada para maiores de 16 anos.

No Cesa Vila Humaitá vai acontecer a oficina de canto. Em encontros que acontecerão todas as quintas-feiras, das 14h às 16h, entre 8 de maio e 27 de novembro, a cantora Eluna vai ensinar os alunos a explorarem a voz e usá-la para cantar, além de técnicas vocais, performance, expressão e musicalidade. O Cesa Vila Humaitá fica na Rua Guerra Junqueira, 366. Esta oficina é para maiores de 14 anos.

O Cesa Parque Erasmo Assunção também vai abrigar duas das novas oficinas: a de Vivências Artísticas – Teatro, Música, Dança e Cultura Popular, com Fran Rocha –, e a Oficina de Roteiro: de quadrinhos a cinema, com Victor Zanellato. O Cesa Parque Erasmo fica na Rua Ipanema, 253.

A primeira, voltada para maiores de 14 anos, vai possibilitar aos alunos a experimentação de momentos de teatro, música e dança com base na cultura popular, passando por técnicas de expressão cultural e yoga, para que cada participante encontre em si e no grupo novas possibilidades e formas de enxergar o mundo a partir do que acontece no seu território. As aulas são às quintas-feiras, das 18h às 20h, entre 8 de maio e 27 de novembro.

As aulas da oficina de roteiro são às terças-feiras, das 18h às 20h, de 6 de maio a 25 de novembro. Ministrada por Victor Zanelatto, os participantes irão debater variadas formas de construir histórias nas mais diversas linguagens, abordando o processo de pesquisa, a organização da estrutura narrativa, escrita do argumento, e como escrever histórias dos mais variados gêneros, seja fantasia, ficção científica, terror, comédia, drama ou ação. A idade mínima também é 14 anos.

A Casa  da Palavra também irá abrigar uma das novas oficinas, de contação de histórias, com André Orbacan. A atividade terá foco nas tradições orais, narração artística, storytelling (arte de contar histórias de forma envolvente, utilizando linguagem, voz, emoções e recursos visuais para transmitir uma mensagem) e mediação de leitura. A oficina, para maiores de 16 anos, será um espaço de discussão sobre o ato de contar histórias, sua importância e poder de transformador. A Casa da Palavra fica na Praça do Carmo, 171.

Territórios

O Territórios de Cultura é uma das ações da Prefeitura de Santo André para promover a descentralização da cultura na cidade, não só oferecendo opções de atividades mais afastadas do Centro, mas também valorizando os fazedores de cultura e fortalecendo sua presença no território onde vivem. Isso porque as atividades são ministradas por profissionais contratados por meio de convocatórias públicas anuais, onde os interessados indicam em que bairro desejam atuar, justificando a escolha do local e sua relação com a comunidade.

Serviço

Novas oficinas do projeto Territórios de Cultura

Inscrições pelo link https://bit.ly/oficinas_territorios2025 ou presencialmente nos espaços

 

Centro

Casa da Palavra (Praça do Carmo, 171)

Oficina de contação de histórias com André Orbacan

Quintas-feiras, das 19h às 22h – 8/5 a 27/11

Indicação: maiores de 16 anos

 

Vila Humaitá

Cesa Humaitá (Rua Guerra Junqueira, 366)

Oficina de canto, com Eluna

Quintas-feiras, das 14h às 16h – 8/5 a 27/11

Indicação: maiores de 14 anos

 

Bairro Jardim

A Casa – Centro Artístico de Santo André (Avenida Industrial, 1.740)

Oficina de palhaçaria, com Tércio Emo

Quartas-feiras, das 19h às 21h – 7/5 a 29/11

Indicação: maiores 16 anos

 

Parque Erasmo Assunção

Cesa Parque Erasmo (Rua Ipanema, 253)

 

Vivências Artísticas – Teatro, Música, Dança e Cultura Popular, com Fran Rocha

Quintas-feiras, das 18h às 20h – 8/5 a 27/11

Indicação: maiores de 14 anos

 

Oficina de roteiro: de quadrinhos a cinema, com Victor Zanellato

Terças-feiras, das 18h às 20h – 6/5 a 25/11

Indicação: maiores de 14 anos

Tags:aberturagratuidadeoficinas culturaissanto andrévagas

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Crianças de Mauá descobrem as próprias expressões artísticas no projeto Pincel Mágico Crianças de Mauá descobrem as próprias expressões artísticas no projeto Pincel Mágico
Próximo artigo POLÍCIA CIVIL DE IPORÁ PRENDE FORAGIDO DE SÃO PAULO ESCONDIDO EM GOIÁS Polícia prende em Goiás homem que tirou a vida de rapaz em Ribeirão Pires

Mais lidas

Convenção das Bruxas e Magos de Paranapiacaba começa nesta sexta
Convenção das Bruxas e Magos de Paranapiacaba começa nesta sexta
12/05/2025
Evento acontece no Parque Luiz Carlos Grecco no próximo dia 31
Ribeirão Pires promove encontro com pajés, benzedeiras e guardiões da tradição
12/05/2025
GCM prende trio envolvido em furto de veículo e recupera bens da vítima em Mauá
GCM prende trio envolvido em furto de veículo e recupera bens da vítima em Mauá
12/05/2025
Dengo Chocolates inaugura nova loja no Shopping ABC
Dengo Chocolates inaugura nova loja no Shopping ABC
12/05/2025
Fernanda Bertoncini assume a Comunicação da Prefeitura de Ribeirão Pires
Fernanda Bertoncini assume a Comunicação da Prefeitura de Ribeirão Pires
12/05/2025

Recomendadas

Sertanejo Marrone cai do palco, bate a cabeça e é internado
Cultura e LazerBrasil

Sertanejo Marrone cai do palco, bate a cabeça e Bruno atualiza estado de saúde

12/05/2025
Falecimento de pai, mãe e duas filhas causa comoção
CidadesSanto AndréSão Bernardo

Falecimento de pai, mãe e duas filhas causa comoção: Igreja de Sto.André lamenta

12/05/2025
Festival Sabores da Cidade começa nesta segunda-feira com mais de 200 estabelecimentos participantes
Cultura e LazerSanto André

Em Santo André, Festival Sabores da Cidade começa nesta 2ª com 200 participantes

11/05/2025
Givan inaugura 42º Pet Parque de Santo André e anuncia Complexo Animal
CidadesEspaço PetSanto André

Gilvan inaugura 42º Pet Parque de Santo André e anuncia Complexo Animal

11/05/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?