VOLTAR
  • Cidades

Sabesp amplia tratamento de esgoto em Sto.André e despolui 2 córregos  

Volume de esgoto tratado passa de 42% para 62% em menos de um ano de atuação da Companhia, melhorando a qualidade de vida da população

  • Sabesp amplia tratamento de esgoto em Santo André e despolui 2 córregos.
    Foto: Divulgação  
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 05/08/2020
  • Compartilhar:

Volume de esgoto tratado passa de 42% para 62% em menos de um ano de atuação da Companhia, melhorando a qualidade de vida da população

 

Sabesp amplia tratamento de esgoto em Santo André e despolui 2 córregos. Foto: Divulgação

 

A Sabesp entregou nesta quarta-feira (05/08) à população de  Santo André dois córregos despoluídos graças às obras de ampliação do  serviço de esgotamento sanitário executadas pela Companhia no município.

Os córregos Itrapoã e Utinga estão livres da poluição causada pelo esgoto  depois de a Sabesp ampliar a coleta para 37 mil imóveis, beneficiando  cerca de 150 mil moradores da região e, junto com outras ações, elevando  de 42% para 62% o índice de tratamento de esgoto de Santo André em menos  de um ano.

Quando a Sabesp assumiu os serviços de água e esgoto do município, a  cidade tratava 441 litros de esgoto por segundo, atendendo 189 mil  moradores. Com a conclusão das obras que despoluíram os córregos Itrapoã e  Utinga e com outras ações executadas pela Companhia, o volume tratado  aumentou em mais 210 l/s, alcançando outros 218 mil andreenses. Com isso,  a população atendida pela coleta e tratamento de esgoto chega a 407 mil  moradores de Santo André e o total de esgoto tratado passa para 651 litros  por segundo.

A ampliação do serviço tem impacto positivo direto na qualidade de vida da  cidade e beneficia o meio ambiente não apenas no município. A despoluição  dos córregos também contribui para o Projeto Tietê, ao reduzir o volume de  esgoto que chega ao principal curso d’água paulista através do rio  Tamanduateí. Com investimentos de R$ 450 mil, as obras para livrar os  córregos de esgoto foram iniciadas em novembro de 2019 e consistiram na  implantação de coletores e na execução de conexões dos imóveis.

A Companhia também está executando obras na região dos córregos  Cassaquera, Comprido, dos Meninos, Apiaí e Guarará, maior afluente do rio  Tamanduateí. Os trabalhos ampliam ainda mais a coleta e tratamento de  esgoto no município. O investimento total até momento é de R$ 982 mil.

A entrega dos córregos despoluídos teve a participação do superintendente  da Unidade de Negócio Centro da Sabesp, Roberval Tavares de Souza, e do  prefeito de Santo André, Paulo Serra. O trabalho na região dos córregos  envolve também uma série de ações a fim de mobilizar os moradores locais  pela despoluição dos cursos d’água. As atividades da Sabesp incluem  distribuição de folhetos com orientações e conscientização quanto à  importância das redes, das ligações de esgoto e de não jogar lixo nos  córregos, além de livretos entregues nas escolas.