VOLTAR
  • Cidades

São Bernardo é a cidade que mais vacinou contra a Covid-19 na Região Metropolitana

Município já aplicou primeira dose de imunizante em 26,2 mil pessoas até esta quarta-feira (10/02)

  • Município já aplicou primeira dose de imunizante em 26,2 mil pessoas até esta quarta-feira (10/02).
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 10/02/2021
  • Compartilhar:

Município já aplicou primeira dose de imunizante em 26,2 mil pessoas até esta quarta-feira (10/02)

 

Município já aplicou primeira dose de imunizante em 26,2 mil pessoas até esta quarta-feira (10/02). Foto: Divulgação/PSBC

 

Com 26,2 mil doses de vacinas contra a Covid-19 já aplicadas até esta quarta-feira (10/02), São Bernardo desponta como a cidade da Região Metropolitana de São Paulo que mais imunizou a população. Conforme levantamento feito pelo Governo Estadual, o município é o terceiro mais eficiente de todo o Estado na aplicação dos imunizantes, atrás apenas de Campinas (44.238 doses aplicadas) e da Capital paulista (288.004).

Desde o início da Campanha de Vacinação Contra o Coronavírus, São Bernardo recebeu mais de 47,5 mil doses de imunizantes, enviadas pelo Governo do Estado dentro do Plano Nacional de Imunização, do Governo Federal, sendo 38,4 mil da CoronaVac e 9,1 mil da Oxford/AstraZeneca. O mais recente lote de vacinas recebido (15 mil doses da CoronaVac) chegou na manhã desta quarta-feira (10/02) ao município.

Conforme o prefeito Orlando Morando, o alto índice de vacinação de São Bernardo é resultado do amplo e eficiente trabalho de organização e logística que vem sendo executado para o cumprimento do plano municipal de imunização contra o Coronavírus. “Montamos uma verdadeira força-tarefa para conseguir imunizar os públicos prioritários no menor espaço de tempo possível com segurança e sem causar aglomerações. Seguimos empenhados para dar continuidade ao nosso cronograma conforme formos recebendo as doses de vacina”, diz.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO – O primeiro lote de vacinas, recebido no dia 19 de janeiro, foi destinado aos profissionais de Saúde que atuam na linha de frente da pandemia, bem como indígenas e idosos e trabalhadores das Instituições de Longa Permanência. Com a chegada de mais doses, a imunização foi estendida aos demais profissionais de Saúde da cidade, incluindo funcionários de hospitais privados, ambulatórios, clínicas e laboratórios.

No momento, a Secretaria da Saúde finaliza a vacinação em domicílio dos cerca de 4.000 idosos com idade a partir de 90 anos. Outro grupo que está sendo contemplado pela vacinação contra a Covid-19 atualmente são os profissionais com registro de classe, por meio de cadastro e agendamento online. Estão sendo imunizados médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, dentistas e auxiliares de saúde bucal, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, biomédicos e nutricionistas. A imunização destes profissionais está sendo feita no Ginásio Poliesportivo (Avenida Kennedy, nº 1.155).