O Almoço na Escola está de volta às escolas municipais de Ensino Fundamental de São Caetano. Nesta terça-feira (29/03), o prefeito José Auricchio Júnior oficializou a retomada do programa, interrompido devido à pandemia de coronavírus, visitando a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Ângelo Raphael Pellegrino na hora do almoço. De acordo com o chefe do Executivo, 14 mil alunos aderiram ao programa nesse momento. A cidade conta com 22 mil estudantes.
Acompanharam a visita a secretária de Educação, Minéa Fratelli, a diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Rose Fiorotti, o secretário de Fazenda, Paulo José Rossi, e representantes da APM (Associação de Pais e Mestres) da escola.
“O programa Almoço na Escola é um dos pilares de nosso programa de retomada das aulas presenciais, dando suporte ao programa de reforço escolar que é oferecido no contraturno das aulas”, destaca o prefeito Auricchio. “Além de oferecer uma alimentação equilibrada, ele agrega muito do ponto de vista social e econômico.”
Criado em 2019 para garantir uma alimentação de qualidade e desenvolver hábitos nutricionais saudáveis, o Almoço na Escola estava suspenso desde março de 2020, devido à pandemia. Agora, ele é retomado como um dos quatro pilares do programa de retomada das aulas presenciais, juntamente com as aulas de reforço no contraturno e a volta do programa Saúde na Escola. A quarta iniciativa a ser implantada será um programa de renda para apoiar alunos em situação de vulnerabilidade social.
A secretária de Educação lembra que a educação alimentar insere-se dentro do conceito de formação integral dos alunos e o estado nutricional é condição essencial para o aprendizado. “Nossos especialistas em nutrição garantem uma alimentação balanceada”, salienta Minéa. E além de equilibrados nutricionalmente, os pratos são preparados com zelo e capricho por merendeiras bem treinadas, acrescenta a nutricionista Rose Fiorotti. “O último curso de capacitação ocorreu em fevereiro; o próximo já está marcado para julho”, anuncia.
PROGRAMA DE RETOMADA
O programa beneficia só no Ensino Fundamental da rede municipal de ensino 12 mil alunos. Quem estuda de manhã almoça após os estudos e, quem estuda à tarde, pode almoçar antes de ir para a sala de aula.
No cardápio de hoje na EMEF Ângelo Pellegrini, arroz, feijão, frango e salada, acompanhados de suco de goiaba e salada de frutas como sobremesa. Antes de pegar o prato, o aluno registra seu almoço apresentando a carteirinha em um leitor de código de barras. “Assim, podemos fazer o cálculo de quantas refeições são servidas e nos planejar”, explica a diretora Alessandra de Siqueira. No momento, a escola está servindo refeições para 380 alunos. Mas, a qualquer momento os pais podem aderir ao programa, bastando encaminhar uma autorização à secretaria.
Sofia Bertocco, 11 anos de idade, aluna do 6º ano, resume os benefícios do programa: “Acho prático almoçar na escola antes da aula, melhor do que comer correndo em casa, antes de vir. É mais fácil para minha mãe também, que não precisa fazer o almoço tão cedo. Acho a comida muito boa, gostei bastante na verdade. E foi bom a escola dar almoço, tem muita gente que precisa”.
Já o aluno do 2º ano Heady Dimas de Lima, 7 anos, não economiza elogio, abusando da sinceridade infantil: “Gosto mais da comida da escola do que de casa!”
Principal objetivo da mudança é garantir a segurança jurídica da corporação, além da valorização dos…
Entre os destaques do 71º aniversário da cidade está entrega da primeira Clínica Terapêutica de…
No momento da abordagem, os suspeitos tentaram fugir, mas foram contidos pelos policiais; com eles,…
Na abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, mas a consulta veicular revelou…
Ecovias reforçou que colabora com a PM Rodoviária e investiu na ampliação do sistema de…
Tráfego ficou lento do km 40 ao 49 do Rodoanel e causou transtornos ,principalmente nessa…