VOLTAR
  • Cidades

S.Caetano realiza encontro de educadores com ex-ministro da Educação

Prefeito José Auricchio Júnior fez questão de recepcionar o convidado e agradecer sua contribuição à Educação de São Caetano

  • S.Caetano realiza encontro de educadores com ex-ministro da Educação.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 18/08/2023
  • Compartilhar:

Prefeito José Auricchio Júnior fez questão de recepcionar o convidado e agradecer sua contribuição à Educação de São Caetano

Auricchio e ex-ministro da educação

S.Caetano realiza encontro de educadores com ex-ministro da Educação. Foto: Divulgação

Um grupo de 40 servidores da Secretaria de Educação de São Caetano do Sul teve a oportunidade de conversar com o filósofo e professor Renato Janine Ribeiro, na manhã desta sexta-feira (18/8), no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns). Democracia foi o tema do encontro.

O prefeito José Auricchio Júnior fez questão de recepcionar o convidado e agradecer sua contribuição à Educação de São Caetano. “Esse encontro é uma oportunidade ímpar. A Seeduc não poderia ter escolhido profissional mais capacitado para falar com nossos educadores, sobretudo quando a sociedade vive um momento de reorganização e reconstrução dos valores democráticos”, disse o prefeito.

O tema do encontro foi uma sugestão do convidado. Para Renato Janine Ribeiro, a educação democrática é uma resposta aos desafios do convívio e da indisciplina no espaço escolar. Segundo o educador, não se pode pensar que a disciplina tradicional, rígida e hierarquizada, seja capaz de solucionar conflitos em sala de aula.  Deve haver diálogo. “O importante é deixar clara a necessidade de respeito mútuo. A democracia pressupõe respeito”.

Além de professor titular da Universidade de São Paulo, na disciplina de Ética e Filosofia Política, Renato Janine Ribeiro é presidente da SBPC, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, e foi Ministro de Educação em 2015.

A professora Glaucia Malfi, formadora do Cecape no âmbito da Educação Infantil, ressaltou a importância do tema escolhido para a troca de ideias. “Precisamos criar um espaço democrático desde os primeiros anos do ensino. Na Educação Infantil, costumamos chamar as regras sociais de ‘combinados’.  Se esses combinados não forem discutidos pelas crianças, se eles forem apenas um quadro na parede, as crianças não internalizam. É necessário promover cada vez mais a escuta em sala de aula. Conflitos em sala de aula sempre vão existir, mas as divergências podem somar”, disse a educadora.