Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

S.Caetano realiza ação de combate à dengue e alerta sobre riscos durante o verão

Dengue é um grande desafio de saúde pública e as condições climáticas do verão aumentam o risco de proliferação do mosquito

Última atualização: 09/01/2024 22:51
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 09/01/2024
Compartilhar

Dengue é um grande desafio de saúde pública e as condições climáticas do verão aumentam o risco de proliferação do mosquito

Combate a Dengue
São Caetano realiza ação de combate à dengue em todo município e alerta sobre riscos durante o verão. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou nesta segunda-feira (08/01), a aplicação de larvicida biológico como combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika vírus e chikungunya. O trabalho acontecerá até o dia 26 de janeiro, percorrendo todos os 15 bairros da cidade, sobretudo em locais onde eventualmente possa haver mais acúmulo de água, no intuito de minimizar a proliferação do mosquito.

O larvicida só mata as larvas do mosquito, sendo utilizado como controle de infestação. É um produto altamente seguro para o meio ambiente e para as pessoas.

“O Ministério da Saúde tem alertado sobre a possibilidade de aumento de casos de dengue em 2024. Por isso, iniciamos o ano intensificando nossas ações de conscientização e combate à proliferação dos mosquitos. É importante reforçar os cuidados individuais para diminuir os riscos de infecção pelo vírus, que depende de atitudes simples que evitam a proliferação da doença. A dengue continua sendo um grande desafio de saúde pública e as condições climáticas do verão aumentam o risco de proliferação do mosquito. A informação e a consciência das pessoas são fundamentais para combater a proliferação do mosquito”, explicou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

NEBULIZAÇÃO

As aplicações acontecem diariamente, de segunda a sexta-feira, durante a tarde, e são realizadas um dia em cada bairro. A ação teve início no Bairro Prosperidade e, até sexta-feira (12) percorrerá os seguintes bairros: Fundação, Centro, Santa Paula e Barcelona.

Na sequência, seguirá pelos bairros Barcelona, Santa Maria, Santo Antônio, Oswaldo Cruz, Cerâmica, São José, Jardim São Caetano, Mauá, Boa Vista, Nova Gerty e Olímpico.

A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que ocorre por meio de água parada nos possíveis criadouros. “Mesmo com essa atividade, os moradores devem manter os cuidados de prevenção no controle da proliferação do mosquito de forma contínua. É preciso evitar acúmulo de água em vasos de plantas, tampar ralos pouco utilizados e colocar água sanitária e vedar caixas d’água, entre outros”, destacou o diretor do Civisa (Centro Integrado de Vigilância em Saúde), Danilo Sigolo.

Em 2023, São Caetano registrou 62 casos de dengue, sendo 25 autóctones e 37 importados. Já em 2022, foram 98 casos, sendo 18 autóctones e 80 importados.

AÇÕES DE COMBATE À DENGUE

Ao longo do ano são realizadas várias ações, como vistoria quinzenal em pontos estratégicos  como imóveis, selecionados pela elevada oferta de recipientes em condições de se tornarem criadouros, locais cujo volume de água que pode acumular favorece a produção de grande número de insetos, entre outros.

São realizadas, periodicamente, visitas em locais com grande circulação de pessoas, como Unidades Básicas de Saúde e Hospitais;  bloqueio de criadouro, quando o departamento recebe a notificação de caso suspeito; nebulização,  realizada em casos de transmissão autóctone de dengue (dentro da cidade). Além disso, é realizada ação casa a casa, com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, que é intensificada durante as ações do Governo em Movimento.

Escolas, empresas, condomínios e associações de bairro também recebem visita dos agentes para que sejam multiplicadores de informações quanto às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Ao apresentar sintomas das arboviroses como febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos, no caso da chikungunya e zika, é importante procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Denúncias podem ser realizadas por telefone ou e-mail: 4233-7516 ou denunciaccz@saocatanodosul.sp.gov.br.

Tags:açãoalertacombatedengueriscossão caetanoverão

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior IMPRERP Instituto de Previdência de Ribeirão Pires prorroga prazo de censo obrigatório
Próximo artigo Lucas Félix Jovem de São Bernardo desaparecido no mar é localizado sem vida

Últimas notícias

Diadema oferece várias opções de lazer e recreação neste mês de julho
Diadema oferece várias opções de lazer e recreação neste mês de julho
05/07/2025
Santo André interdita Viaduto Castelo Branco totalmente a partir de segunda-feira
Santo André interdita Viaduto Castelo Branco totalmente a partir de segunda-feira
05/07/2025
São Bernardo lança sistema de parcelamento de tributos municipais por cartão de crédito
São Bernardo lança sistema de parcelamento de tributos municipais por cartão de crédito
04/07/2025
São Bernardo cria 3.804 vagas com carteira assinada nos cinco primeiros meses de 2025
São Bernardo cria 3.804 vagas com carteira assinada nos cinco primeiros meses de 2025
04/07/2025
Projeto Bernô Samba Rock abre temporada de férias no ‘Viva o Paço
Projeto Bernô Samba Rock abre temporada de férias no ‘Viva o Paço
05/07/2025

Recomendadas

Bosque do Povo, em São Caetano, sedia exposição de carros antigos no domingo, 6
Cultura e LazerDestaque 2São Caetano

Bosque do Povo, em São Caetano, sedia exposição de carros antigos no domingo, 6

05/07/2025
Ribeirão Pires busca implantação de base do SAMU com apoio do Ministério da Saúde
Ribeirão PiresCidades

Ribeirão Pires busca implantação de base do SAMU com apoio do Ministério da Saúde

05/07/2025
Obras no Centro de Santo André evoluem e Prefeitura libera trecho da Luis Pinto Fláquer
Santo AndréCidades

Obras no Centro de Santo André evoluem e Prefeitura libera trecho da Luís Pinto Fláquer

05/07/2025
Novo comandante da GCM de São Bernardo foca em diálogo e segurança para a população
São BernardoCidadesDestaque 1

Novo comandante da GCM de São Bernardo assume com foco em diálogo e segurança

05/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?