S.Caetano prevê fazer 20 mil exames de prevenção ao câncer de próstata

Mais visitadas

Entre os dias 11 de novembro e 4 de dezembro, a carreta móvel Mais Saúde para o Homem percorrerá vários bairros

Entre os dias 11 de novembro e 4 de dezembro, a carreta móvel Mais Saúde para o Homem percorrerá vários bairros. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

Para marcar o Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul realizará diversas ações. Entre os dias 11 de novembro e 4 de dezembro, a carreta móvel Mais Saúde para o Homem percorrerá diversos bairros oferecendo exames de prevenção. A expectativa é realizar 20 mil exames nos próximos dias.

“O câncer de próstata é silencioso e perigoso, por isso, cada vez mais, precisamos conscientizar os homens sobre a importância da prevenção. Oferecer exames em formato itinerante amplia o acesso à prevenção não apenas nas carretas, mas também nas Unidades Básicas de Saúde, que oferecem os mesmos exames”, afirmou o prefeito Tite Campanella.

Estarão disponíveis teste de PSA rápido com resultado em 10 minutos, eletrocardiograma, ultrassom de abdômen total, ultrassom do aparelho urinário e ultrassom de próstata via abdominal. “Realizamos mais de 32 mil atendimentos na carreta Mais Saúde para a Mulher, que continua no Parque Chico Mendes até o fim do mês. Nossa expectativa é também conseguir uma adesão em massa dos homens, que vai rodar diversas regiões da cidade durante o Novembro Azul. O equipamento foi pensado e planejado para que muitas pessoas tenham acesso a exames preventivos”, destacou o secretário de Saúde, Danilo Sigolo.

Prefeito Tite Campanella participa do início das atividades da carreta itinerantes que fará exames em homens no Novembro Azul. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

A carreta que irá percorrer diversos bairros até o dia 4 de dezembro, funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h, atendendo em livre demanda para testes rápidos de PSA. Para os exames de ultrassonografia será necessário retirar uma senha de atendimento. Para realizar os exames o morador deve apresentar Cid Card ou Cartão São Caetano e documento com foto.

“O atendimento foi muito positivo. Com essa ação percorrendo toda a cidade, não tem como a população dizer que não teve acesso aos exames. A carreta tem toda estrutura de atendimento e exames, inclusive já estou com guia de encaminhamento para o urologista. Todo ano faço exames de prevenção, é muito importante”, afirmou Gilmar Giorgetti, 63 anos, morador do Bairro Oswaldo Cruz.

“Costumo fazer exames de prevenção todo ano. Achei muito interessante ter um serviço que oferece exames circulando pela cidade, realizei os exames e já vou embora com os resultados. Os homens precisam entender e se conscientizar sobre a importância de realizar exames anualmente” afirmou Flavio Antonio Christianini Filho, 73 anos, morador do Bairro Olímpico.

Unidades Básicas de Saúde

O Centro de Especialidades Médicas, no Bairro Fundação, realizará três ações no período da manhã nos dias 18, 22 e 23 de novembro, quando acontecerá o Hiperdia Novembro Azul, com palestras sobre a importância de exames preventivos e diagnóstico precoce, realização de exames preventivo de PSA para moradores acima de 50 anos, aferição de pressão arterial e testes de glicemia.

Na UBS João Luiz Pasqual Bonaparte haverá mutirão dia 11 para teste rápido de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), em livre demanda para homens, e avaliação odontológica das 8h30 às 11h; Hiperdia no dia 19 com orientações sobre exames de prevenção e roda de conversa; atividades na feira, no dia 26, com distribuição de panfletos, aferição de pressão arterial e orientações. Além disso, todos os dias do mês, às 8h e 13h30, haverá orientações na sala de espera sobre exames de prevenção.

S.Caetano prevê fazer 20 mil exames de prevenção ao câncer de próstata. Foto: Divulgação/PSCS

Câncer de próstata

É o tipo de câncer mais comum entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no País. Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) indicam 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2020, número bem superior ao segundo tipo que mais acomete os homens, câncer de cólon e reto, com 20.540 casos no mesmo ano.

O câncer de próstata é a segunda causa de morte entre os homens com câncer, atingindo 13,1% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

O principal fator de risco é a idade e sua incidência aumenta significativamente a partir dos 50 anos. Outros fatores de riscos conhecidos que aumentam o risco da doença são: histórico familiar, fatores genéticos hereditários. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.

Preparo dos exames elegíveis para homens de 40 anos ou mais:
PSA: não ter ejaculado nas últimas 48h; não realizar exercício em bicicleta nas últimas 48h; não ter andado de moto nas últimas 48h; não ter realizado procedimentos por via retal ou uretal; suspender uso de suplementação vitamínica por 72 horas.

Ultrassonografia: de abdômen total – 6 horas de jejum; de próstata – não tem preparo; Ultrassonografia do aparelho urinário – ingerir seis copos de água.

Programação da Carreta Móvel

11 a 13 de novembro– Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1.111 – Bairro Santa Paula)
14 de novembro – Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566 – Bairro Cerâmica)
15 a 20 de novembro – Praça Maria Salete Bento Cicaroni (Alameda São Caetano, 1.687 – Bairro Santa Maria)
21 de novembro – Praça dos Imigrantes (Avenida Presidente Kennedy – Bairro Olímpico)
22 a 27 de novembro – Praça Cardeal Arcoverde (Centro)
28 de novembro – Praça dos Imigrantes
29 a 4 de dezembro – EMEF Leandro Klein (Rua Prestes Maia, 100 – Bairro Nova Gerty)

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações