S.Caetano lança Remédio em Casa no Prosperidade e inicia entrega no Barcelona
Neste primeiro momento, o Remédio em Casa atenderá cerca de 6 mil pacientes cadastrados no Programa Hiperdia (hipertensos e/ou diabéticos)
Neste primeiro momento, o Remédio em Casa atenderá cerca de 6 mil pacientes cadastrados no Programa Hiperdia (hipertensos e/ou diabéticos)
A Prefeitura de São Caetano lançou segunda-feira (26/08) o Programa Remédio em Casa no Bairro Prosperidade. A iniciativa, segundo o governo do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), visa dar mais conforto e facilitar a vida das pessoas por meio da entrega domiciliar de medicamentos, sem a necessidade de o paciente se deslocar até as farmácias da rede municipal. Na mesma data foi iniciada a distribuição residencial no Bairro Barcelona, o primeiro contemplado pela ação.
Neste primeiro momento, o Remédio em Casa atenderá cerca de 6 mil pacientes cadastrados no Programa Hiperdia (hipertensos e/ou diabéticos), que precisam de medicamentos de uso contínuo. A iniciativa chegará a todos os bairros de São Caetano gradativamente até o fim deste ano.
“Nossa função é facilitar a vida do morador. E fazemos isso também com a modernização do sistema de atenção farmacêutica. Com o Remédio em Casa, o paciente evita filas, recebe o medicamento no conforto do lar e tem a garantia do tratamento adequado. É mais saúde e qualidade de vida”, ressaltou o prefeito José Auricchio Júnior, no evento que marcou o lançamento do Programa no Bairro Prosperidade, realizado no CISE (Centro Integrado de Saúde e Educação) da Terceira Idade Benedicto Djalma Castro.
“Além do conforto, este é um Programa muito importante para gerenciar o tratamento. Todos os pacientes receberão medicamentos na quantidade exata. Se faltarem, saberemos que tomou demais. Se sobrarem, que tomou menos do que deveria”, explicou a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone.
A ação chega ao Bairro Prosperidade graças à reinauguração, no sábado (24/8), da UBS (Unidade Básica de Saúde) Maria Corbeta Segato, que passou a contar com o prontuário eletrônico. O sistema permite identificar, além da data de entrega do medicamento, a quantidade enviada e por quanto tempo o paciente terá o remédio. Desta forma, quando estiver para acabar, o usuário receberá mais, sem a necessidade de solicitação.
“É uma bênção de Deus!”, exclamou Maria Verônica do Nascimento, de 73 anos. A aposentada recebeu sete itens de medicamentos (combate à hipertensão arterial, diabetes, controle de colesterol, entre outros) diretamente das mãos de Auricchio. “É uma maravilha. Muito prático”, elogiou Jorge Campos de Oliveira, de 69 anos. A entrega domiciliar no Prosperidade começará nos próximos dias, atendendo cerca de 80 pessoas.
ENTREGA
Já estão recebendo os medicamentos em casa 633 moradores do Bairro Barcelona. Os itens são separados no Centro de Distribuição e Logística Dr. Nicolao Constantino, no Bairro Prosperidade, e inseridos nas caixas do Programa, lacradas e etiquetadas com nome e endereço dos pacientes.
As entregas são feitas por quatro motos identificadas do Remédio em Casa. As caixas contêm medicamentos para 60 dias de tratamento – é necessária a reavaliação médica a cada seis meses.
Os pacientes com hipertensão arterial e/ou diabetes contemplados pela iniciativa e que precisam de outros medicamentos de uso contínuo (como os de controle do colesterol, por exemplo) também recebem estes itens em casa.