VOLTAR
  • Variedades

S.Caetano lança o programa Educação Conectada para aulas online na quarentena

Ações que visam a minimizar os efeitos da suspensão das aulas como ação de combate à propagação do coronavírus

  • Secretário Fabrício Coutinho diz que ideia é implementar um terço da jornada de trabalho do professor para trabalhos extraclasse.
    Foto: Divulgação/PSCS
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 06/04/2020
  • Compartilhar:

Ações que visam a minimizar os efeitos da suspensão das aulas como ação de combate à propagação do coronavírus

Fabrício Coutinho diz que ações visam minimizar os efeitos da suspensão das aulas como ação de combate à propagação do coronavírus. Foto: Divulgação/PSCS

 

A Prefeitura de São Caetano, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seeduc), está lançando o programa Educação Conectada, para a oferta de aulas online durante o período de quarentena. São Caetano é a primeira cidade da região do ABC a oferecer esse recurso. “A ação compreende um conjunto de ações que visam a minimizar os efeitos da suspensão das aulas como ação de combate à propagação do coronavírus”, diz o secretário de Educação Fabricio Coutinho.

O secretário informa que a partir da próxima terça-feira (7/4) os alunos das escolas da rede municipal de ensino terão acesso ao site gg.gg/scseduca, por meio do qual serão dadas orientações sobre as aulas e atividades educacionais para fazer durante o período de quarentena.

O site gg.gg/scseduca traz um tutorial, para alunos e familiares, com instruções detalhadas sobre como fazer o login, acessar as aulas online, realizar as atividades e devolver o material realizado ao professor.

O site contemplará todas as etapas de ensino. Alunos e familiares da Educação Infantil têm à disposição “Orientações às Famílias da EI”, com indicações de brincadeiras que atendem a todos os grupos desta fase escolar (de 1 a 5 anos). “As ações propostas estão em consonância com os princípios do Currículo Municipal. São brincadeiras que primam pelo caráter lúdico e colaborativo, buscando momentos integradores para toda a família”, explica Denise Pattini, diretora do Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns (Cecape).

A partir do Ensino Fundamental, todo o fluxo de tecnologia educacional tem como base a Plataforma Google for Education, graças à parceria firmada entre a Prefeitura de São Caetano e a empresa multinacional de tecnologia. “Essa parceria possibilitou ao município o pioneirismo na estruturação da plataforma para educação pública”, destaca o professor Luiz Cruz, coordenador Centro de Pesquisa, Formação e Inclusão Digital de São Caetano do Sul (CEDIGI), responsável pela elaboração do site.

Por meio das ações desenvolvidas pelo CEDIGI, o município conta hoje com 6822 salas de aula online acessadas por 14.322 alunos e 1.732 professores que possuem a conta educacional Google SCSEDUCA. “Cada aluno da rede municipal de São Caetano do Sul possui uma sala de aula para cada componente curricular, tendo assim, acesso direto aos materiais de estudo, recebimento de atividades pedagógicas, envio de tarefas realizadas, bem como acesso de comunicação direta com o seu professor, coordenador pedagógico e orientador educacional”, explica Cruz.