ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cidades

S.Caetano lança bases do Plano Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Documento traz a proposta da estrutura e ações conjuntas intersecretariais para a construção de um plano municipal atrelado à Agenda 2030

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 15/10/2023 22:06
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 28/09/2023
Compartilhar

Documento traz a proposta da estrutura e ações conjuntas intersecretariais para a construção de um plano municipal atrelado à Agenda 2030

 Plano Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
São Caetano lança as bases do Plano Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Foto: Divulgação

Em evento realizado quarta-feira (27/09) no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns), o vice-prefeito de São Caetano do Sul, Carlos Humberto Seraphim (representando o prefeito José Auricchio Júnior) assinou Termo de Compromisso que lança as diretrizes do Plano Intersetorial dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Também assinaram o documento a secretária Andrea Alencar, titular da Sedef (Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou com Mobilidade Reduzida), e Bruno Vassari, chefe de Gabinete.

O documento traz a proposta da estrutura e ações conjuntas intersecretariais para a construção de um plano municipal atrelado à Agenda 2030 (objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas).

Para Seraphim, o documento revela o comprometimento da Prefeitura com o desafio da inclusão. “Todos os munícipes têm os mesmos direitos de participar da vida em sociedade, seja em atividades de trabalho, estudo ou lazer, e podem contar com o apoio da Prefeitura para a garantia desses direitos”, afirmou. Atualmente, São Caetano conta com 2854 cadastrados em atendimentos na Sedef (Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou com Mobilidade Reduzida).

Segundo a secretária Andrea Alencar, o plano deverá estar finalizado em 2024. A expectativa é apresentá-lo no ato da inauguração do Complexo de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência, unidade composta por equipes multidisciplinares com capacidade para até 2.500 atendimentos por mês, que inicia sua construção em outubro.

“Esse plano será oficializado e colocado em prática por todas as secretarias, para atender as demandas da população. Será um importante legado para as políticas públicas voltadas aos direitos das pessoas com deficiência”, projeta Andrea

A secretária também anunciou a criação do Cadastro Municipal da Pessoa com Deficiência. “A finalidade do cadastro é dar respostas estatísticas que não foram dadas pelo último Censo do IBGE e, assim, direcionar as políticas voltadas à Pessoa com Deficiência de São Caetano”, explica Andrea. Segundo a secretária, o cadastro está pronto e em fase de testes. Com tradução para Libras e audiodescrição, ficará disponível no site da Prefeitura (www.saocaetanodosul.sp.gov.br).

FORMATURA

Durante o evento no Cecape houve também uma breve cerimônia de diplomação de dois cursos de Libras (Língua Brasileira de Sinais) oferecidos pela Sedef: um curso básico, de 18 meses, e um curso voltado especialmente para profissionais de Saúde, com duração de 12 meses.

Na entrega simbólica dos diplomas, a secretária Andrea Alencar, que é oncologista pediátrica, representou os 16 alunos aprovados no Curso Básico de Libras para Profissionais de Saúde.  Marta Elaine Augusto, administradora de empresas, recebeu seu diploma representando os 15 aprovados do Curso Básico de Libras. “Sempre tive vontade de aprender Libras para ajudar quem precisa. Todos têm direito a se comunicar”.

Tags:agenda 2030basesinclusãoplano municipal dos direitos da pesoa com deficiênciasão caetano

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Campo de Futebol Orlando Morando acompanha obras do campo de futebol do Areião
Próximo artigo Gato exótico Dr. Hato recebe felinos gigantes e exóticos em exposição

Últimas notícias

Zezé Di Camargo se retrata por termo usado em críticas às filhas de Silvio Santos
Zezé Di Camargo se retrata por termo usado em críticas às filhas de Silvio Santos
16/12/2025
Yasmin Santos será atração de destaque no Show da Virada de São Bernardo
Yasmin Santos será atração de destaque no Show da Virada de São Bernardo
16/12/2025
Prêmio Band: São Caetano é a cidade mais sustentável do País
Prêmio Band: São Caetano é a cidade mais sustentável do País
16/12/2025
Vistoria final confirma inauguração da ponte estaida para sábado com a presença de Tarcísio
Vistoria final confirma inauguração da ponte estaiada para sábado com a presença de Tarcísio
16/12/2025
Ladrões de picanha e bebidas são presos em flagrante no Rudge Ramos, em SBC
Ladrões de picanha e bebidas são presos em flagrante no Rudge Ramos, em SBC
16/12/2025

Recomendadas

Polícia Militar Fecha Casa de Jogos de Azar no Taboão, em São Bernardo
São BernardoCidades

Polícia Militar fecha casa de jogos de azar no Taboão, em São Bernardo

16/12/2025
Big Brother Brasil começa em 8 de janeiro em São Caetano: Conheça a Casa que está sendo montada no Park Shopping
São CaetanoCultura e Lazer

BBB 26 chega a São Caetano: Casa de Vidro e Experience prometem agitar a economia local

15/12/2025
Em São Caetano, três procurados pela Justiça são presos na semana pela GCM com apoio do Smart Sanca
São CaetanoCidades

Smart Sanca atinge marca de 100 prisões de procurados pela Justiça em São Caetano

16/12/2025
Operação Bairro Mais Seguro prende foragido por roubo em São Bernardo
São BernardoCidades

Operação Bairro Mais Seguro prende foragido por roubo em São Bernardo

16/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?