VOLTAR
  • Política

S.Caetano inicia ano letivo com lousas digitais e notebooks para alunos

Prefeito de São Caetano também abriu nesta segunda-feira a  Expo Educação 2020, com 17 projetos educacionais

  • Prefeitura de São Caetano anuncia no início do ano letivo lousas digitais e notebooks para alunos e professores.
    Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 03/02/2020
  • Compartilhar:

Prefeito de São Caetano também abriu nesta segunda-feira a  Expo Educação 2020, com 17 projetos educacionais  

Prefeitura de São Caetano anuncia no início do ano letivo lousas digitais e notebooks para alunos e professores. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

 

O prefeito de São Caetano, José Auricchio, anunciou nesta segunda-feira (03/02) que o ano letivo da rede de ensino inicia-se com novidades. Lousas  digitais para 300 salas e aula, além de 10 mil notebooks para alunos e professores. O investimento é de R$ 24 milhões em dois anos.

De acordo com o prefeito os equipamentos são locados. As lousas já começaram a ser instaladas e a conclusão da entrega terminará em março.

A novidade foi anunciada durante a abertura da Expo Educação 2020, evento que a Prefeitura de São Caetano realiza no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns. A iniciativa, inédita na cidade, tem o objetivo de apresentar à população 17 projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação (Seeduc) nas escolas da rede municipal de ensino.

O prefeito José Auricchio Júnior fez a abertura oficial do evento, que também contou com a presença do deputado estadual Thiago Auricchio e representantes da Câmara Municipal, além de educadores, alunos e familiares. “Acreditamos que até sexta-feira (07/02) mais de 20 mil pessoas visitem a exposição”, disse o prefeito.

“Muitas vezes os próprios pais não conseguem enxergar, como um todo, a qualidade da educação pública que é oferecida em São Caetano. É importante mostrar a esses pais que seus filhos fazem parte de um sistema exitoso. Temos um padrão de ensino diferenciado, que vai da Educação Infantil à universidade”, completou Auricchio.

O secretário de Educação, Fabrício Coutinho, ressaltou vários projetos implementados.  “Nesta exposição, estamos mostrando às famílias um pouco do nosso trabalho e recebendo os dados bancários para a entrega do Auxílio Uniforme Escolar, que já começa a ser depositado na conta corrente dos pais ou responsáveis na próxima semana”, informou o secretário de Educação, Fabricio Coutinho.

Pais e responsáveis dos cerca de 22 mil alunos matriculados nas escolas da rede municipal de ensino foram convidados a visitar a exposição. Segundo o secretário, na primeira manhã do evento, que segue até esta sexta-feira, cerca de mil pessoas já haviam visitado a exposição e feito a entrega dos dados.

CIRCUITO LÚDICO

 

Expo Educação está montada em formato de circuito e ao longo do percurso, os visitantes têm a oportunidade de conhecer 17 diferentes projetos e ações da Educação. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

 

A Expo Educação está montada em formato de circuito. Ao longo do percurso, os visitantes têm a oportunidade de conhecer 17 diferentes projetos e ações da Secretaria de Educação por meio de cartazes, instalações e vídeos.

Tesouro Literário, Palavra Cantada, Nutre&Ação, Almoço na Escola, aulas de robótica, laboratórios de ciências, utilização da plataforma Google for Education e entrega de chromebooks nas escolas são algumas das ações que a Secretaria de Educação está apresentando aos munícipes de forma lúdica e interativa.

A pequena Júlia, 5 anos, aluna da EMEI Inês dos Ramos, encantou-se com as comidinhas de brinquedo do stand que apresentava os projetos Almoço na Escola e Nutre&Ação. “Com o Almoço na Escola, minha filha começou a experimentar alguns alimentos que ela não comia em casa e passou a se alimentar melhor”, atesta Priscila Francisco, moradora do bairro Boa Vista e mãe da Júlia.

Já Angélica Azevedo, 6 anos, aluna do 1º ano da Emef Profa. Eda Mantoanelli, mostrou como as novas gerações têm facilidade em interagir com as novas tecnologias educacionais que a Prefeitura está implantando na rede municipal de ensino. A menina de 6 anos só precisou de uma breve orientação da professora Sílvia Valério, do Centro Digital, para começar a desenhar e escrever na nova lousa digital que passará a equipar as salas de aula de todas as escolas municipais.

E Maria Beatriz Barbosa, aluna do 4º ano da Emef Luiz Olinto Tortorello travou uma batalha de robôs com seu pai, Rodrigo, sob a supervisão do professor Rafael Moreira, do Centro Digital.

Durante todos os dias da exposição, professores e funcionários da Seeduc estarão se revezando para informar os visitantes sobre os projetos expostos e receber os dados bancários para o depósito do Auxílio Uniforme Escolar. Mas não é necessário estar matriculado em escola do município para visitar a exposição. O evento é aberto a público, com entrada franca.

SERVIÇO

Expo Educação 2020

Quando: de 3 a 7 de fevereiro, das 8h30 às 20h.

Onde: Cecape (Rua Tapajós, 300, Bairro Barcelona)

Entrada gratuita