VOLTAR
  • Cidades

S.Caetano inaugura colégio para ensino médio na USCS e dobrará vagas

Foram oferecidas neste ano 280 bolsas de estudo; prefeito diz que no ano que vem serão 500; mais e mil prestaram vestibulinho

  • São Caetano inaugura colégio para ensino médio dentro da USCS.
    Foto: Divulgação/PSCS
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 31/01/2019
  • Compartilhar:

Foram oferecidas neste ano 280 bolsas de estudo; prefeito diz que no ano que vem serão 500; mais e mil prestaram vestibulinho

 

colégio

São Caetano inaugura colégio para ensino médio dentro da USCS. Foto: Divulgação/PSCS

 

A Prefeitura de São Caetano inaugurou nesta quinta-feira (31/01) o colégio de ensino médio dentro da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). O prefeito José Auicchio Júnior (PSDB) afirmou que praticamente vai dobrar o número de vagas no ano que vem. Em 2019 foram oferecidas 280 bolsas e no ano que vem serão 500. Mil estudantes prestaram vestibuinho para disputar as vagas.

Este ano já seria maior, mas, com politização do tema, retardou a implementação e houve um número menor de vagas”, disse Auricchio.

O prefeito se referiu à polêmica no ano passado, quando alunos e professores se mobilizaram contra a proposta, pois a informação dentro das escolas é de que não haveria mais ensino médio na cidade. Houve até paralisação de atividades em alguns colégios (Alcina Dantas Feijão, Oscar Niemeyer e Vicente Bastos). Também foram realizados protestos.

Ao ser questionado se esse debate sobre o ensino médio chega ao fim com a inauguração do colégio da USCS, o prefeito disse que não existe mais polêmica. “Foi mais uma discussão política do que técnica. Já estava dirimido isso e a palavra da administração empenhada neste sentido, e inauguração concretiza isso. É uma nova fase de ensino médico em São Caetano”, disse Auricchio.

Inauguração

A cerimônia contou com a participação de mil pessoas, entre elas o reitor da USCS, Marcos Sidnei Bassi, e o pró-reitor Leandro Campi Prearo. Ambos viabilizaram o projeto junto coma a secretária municipal de Educação, Janice Paulino Cesar.

A aula inaugural do Colégio batizado como Paulo Renato de Souza (ex-ministro da educação na gestão de FHC) , será nesta sexta-feira (01/02). São 800 alunos divididos em 19 turmas de 1º ano, cinco turmas de 2º ano e três turmas de 3º ano, além de 40 professores, sendo cada área do conhecimento coordenada por um mestre ou doutor.

D acordo com a Prefeitura, o Colégio Municipal Universitário utilizará estrutura com biblioteca, laboratórios de engenharia (em andamento), de informática, de tecnologias, estúdio de TV e quadras. Além disso, os professores poderão utilizar a infraestrutura da Universidade (campus Barcelona e Centro) para o desenvolvimento de projetos e atividades extraclasse.

Por meio de convênio com a Prefeitura, 280 alunos ingressaram no 1º ano e vão estudar de forma gratuita. Também receberão gratuitamente uniforme e material escolar. O Colégio ainda oferece vagas pagas, sendo que os moradores de São Caetano têm desconto na mensalidade.