VOLTAR
  • Política

S.Caetano homenageia USCS e o reitor, Leandro Prearo, com título de cidadão

Câmara Municipal realizou na noite de quinta-feira uma sessão solene em homenagem a USCS por seu aniversário de 55 anos

  • S.Caetano homenageia USCS e o reitor, Leandro Prearo, com título de cidadão.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 04/08/2023
  • Compartilhar:

Câmara Municipal realizou na noite desta quinta-feira uma sessão solene em homenagem a USCS por seu aniversário de 55 anos

Auricchio, Thiago Auricchio. Leandro Prearo

S.Caetano homenageia USCS e o reitor, Leandro Prearo, com título de cidadão. Foto: Divulgação

A Câmara Municipal realizou na noite de quinta-feira (03/08) sessão solene em homenagem aos 55 anos da USCS (Universidade de São Caetano do Sul) completados no dia 1º de agosto. Na ocasião, o reitor da instituição, Leandro Prearo, recebeu o Título de Cidadão Sulsancaetanense. Foi a segunda vez na história do Legislativo que uma sessão solene foi realizada fora de suas instalações – as duas na sede da USCS, ambas em comemoração ao aniversário da entidade, nos 50 anos (em 2018) e agora (2023), aos 55 anos.

Entusiasta da Educação, o vereador, professor e presidente da Câmara, Pio Mielo (PSDB), enfatizou o trabalho realizado por Leandro Prearo e pela USCS. “No dia 28 de julho comemoramos 146 anos da nossa cidade, dos quais 55 anos com a grandeza de termos uma universidade nos abrilhantando. E não apenas na Educação, mas também, principalmente nessa era moderna, no atendimento à população em várias frentes, fazendo diferença de fato na vida das pessoas”, afirmou Pio, autor da honraria ao reitor da universidade juntamente com o vereador Mauricio Fernandes (PL).

O presidente do Legislativo destacou as atividades da USCS em parceria com a Prefeitura com ênfase na área da Saúde, na realização de clínicas de atendimento, o Colégio USCS de Ensino Médio, apoio à administração municipal no enfrentamento da pandemia, Hospital Veterinário Municipal, além das futuras UBS e Clínica Odontológica que serão construídas no Campus Centro da universidade.

O reitor Leandro Prearo, que tem 20 anos de trabalho na instituição como professor e pesquisador, agradeceu às congratulações recebidas por ele e pela USCS. “É um imenso orgulho ter em minha biografia um título tão importante. Tenho clareza da responsabilidade que ele carrega. Esse não pode ser um título que represente o que a gente fez até agora, tem de ser um compromisso para seguir fazendo ainda mais e melhor”, disse, ao dividir a honraria com os atuais funcionários e ex-colaboradores.

 

O vereador Beto Vidoski (PSDB), autor da indicação da sessão solene em homenagem à universidade, lembrou sua passagem pela graduação da entidade no fim da década de 1990 e também da recém-concluída pós-graduação. “A USCS transformou a minha vida e de milhares de vidas de outras pessoas. É a extensão a minha própria casa”, frisou, ao reverenciar ainda os ex-reitores, muitos deles presentes ao evento, “que sempre atuaram pela tradição do crescimento, mas com olhar para a qualidade do ensino e da prestação de serviço”.

O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) enfatizou a “parceria fortalecida” entre a cidade e a universidade, que é uma das duas municipais entre os 645 municípios do Estado de São Paulo – a outra é de Taubaté. E revelou o sonho de evoluir no “fator de integração” de São Caetano com a USCS, no modelo que ocorre com o IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), autarquia que dispõe de uma equipe multidisciplinar para acompanhar e orientar a implantação do Plano Diretor da capital paranaense. É um braço de planejamento da cidade com participação da universidade local.

“Já fazemos isso na Saúde de São Caetano muito presente e um pouco na urbanização. Nós temos esse embrião que pode se fortalecer e trazer para a cidade muitos ganhos. Esse meu sonho, divido com a universidade, que já abraçou esse pensamento e no futuro será concretizado”, afirmou Auricchio.

O deputado estadual Thiago Auricchio (PL) também fez deferência aos ex-reitores da universidade e elogiou Leandro Prearo. “A universidade atravessou fronteiras. Não ficou restrita à parte pedagógica e ajudou a desenvolver nossa cidade”, discorreu o parlamentar.

Veja entrevista coletiva de Auricchio e Prearo