VOLTAR
  • Cidades

S.Caetano deflagra Operação Pipas sem Morte e apreende cerol e linhas com vidro

Trabalho é coordenado pelas Secretarias de Segurança e de Planejamento com o objetivo de prevenir acidentes  e até mortes

  • São Caetano deflagra Operação Pipas sem Morte e apreende cerol e linhas com vidro.
    Foto: Divulgação/PSCS
  • Por: Redação
  • Publicado em: 16/04/2021
  • Compartilhar:

Trabalho é coordenado pelas Secretarias de Segurança e de Planejamento com o objetivo de prevenir acidentes  e até mortes

 

São Caetano deflagra Operação Pipas sem Morte e apreende cerol e linhas com vidro. Foto: Divulgação/PSCS

A Secretaria de Segurança (Seseg), em parceria com o Departamento de Fiscalização e Controle Urbano, da Seplag (Secretaria de Planejamento e Gestão), de São Caetano, deflagraram na tarde desta quinta-feira (15/04) a Operação Pipas sem Morte. Além da prevenção de acidentes com linhas cortantes, a operação tem como objetivo, a prevenção contra a disseminação da Covid-19 por conta de aglomeração de pessoas.

Os pipeiros foram orientados sobre o modo perigoso da má utilização da pipa e da linha cortante, do contato com a rede elétrica, bem como das punições às infrações às legislações Municipal (lei nº 5.918 de 21 de dezembro de 2020) e Estadual, que proíbem o uso e a comercialização do cerol.

A multa é de R$765,63 para proprietários de estabelecimentos, que fabricarem e comercializarem o cerol ou  venda da própria linha cortante, e R$ 382,81 para usuários, multa cobrada dos pais ou responsáveis, caso os usuários sejam menores de idade.

O foco principal da ação é de prevenir acidentes com linhas cortantes do tipo chilena e linhas com vidro moído colado na linha, mais conhecido como cerol, principais causadores de acidentes e até mortes.

A operação aconteceu com as viaturas da Rotam (Rondas Táticas com Apoio de Motocicletas), Romu (Rondas Municipais), grupamento Canil, Corregedoria da GCM (Guarda Civil Municipal) e fiscais da Seplag, em diversos pontos da cidade utilizados por pipeiros. Foram apreendidos carretéis de linhas, com potencial de corte e linhas com cerol.

Trabalho é coordenado pelas Secretaria de Segurança e de Planejamento com o objetivo de prevenir acidentes  e até mortes. Foto: Divulgação