VOLTAR
  • Cidades

S.Caetano capacita equipes gestoras de escolas para usarem botão de alerta

Aplicativo SOS CGE reúne funcionalidades específicas para a segurança da comunidade escolar

  • S.Caetano capacita equipes gestoras de escolas para usarem botão de alerta.
    Foto: Divulgação/PSCS
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 20/04/2023
  • Compartilhar:

Aplicativo SOS CGE reúne funcionalidades específicas para a segurança da comunidade escolar

gestores de escolas em treinamento em São Caetano

S.Caetano capacita equipes gestoras de escolas para usarem botão de alerta. Foto: Divulgação/PSCS

A Prefeitura de São Caetano iniciou a capacitação das equipes gestoras das escolas da cidade para a utilização do aplicativo SOS CGE, que reúne funcionalidades específicas para a segurança da comunidade escolar. Os treinamentos começaram nesta terça-feira (18/04) e vão até quinta-feira (20/4), no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais de Educação) Drª Zilda Arns, no Bairro Barcelona.

No primeiro dia foram capacitadas as equipes gestoras da rede municipal, formadas pelas diretoras, assistentes de direção e coordenadoras pedagógicas. Profissionais da rede estadual e de escolas particulares serão capacitados na quarta e na quinta-feira, respectivamente.

A instrução é conduzida pelos coordenadores do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), César Wendel Delpin e Raquel Valadares Torossian, que explicaram o que é o botão de alerta, como funciona e, principalmente, quando deve ser utilizado.

“É uma ferramenta para casos de emergência. Uma vez acionado o botão de alerta, o CGE receberá um aviso em tempo real e acionará todas as Forças de Segurança da cidade (Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil). As viaturas mais próximas irão imediatamente até a escola”, resumiu o secretário municipal de Segurança, Lourival dos Santos Silva.

“É importante que as equipes gestoras entendam que em casos de desinteligência e situações nos arredores das escolas, como movimentos suspeitos ou um acidente de trânsito, o apoio deve ser acionado pelo 0800-7000-156. O botão de alerta é exclusivamente para situações de extremo risco, como um ataque à escola”, reiterou a secretária municipal de Educação, Minéa Fratelli. O secretário de Governo, Jefferson Cirne da Costa, também participou.

SOS CGE

O SOS CGE é um pacote de ferramentas tecnológicas utilizado exclusivamente para a segurança da comunidade escolar de São Caetano. É composto por um aplicativo (sistema operacional android e IOS) que, quando acionado, emite um aviso em tempo real ao CGE, que envia as viaturas mais próximas às escolas.

Outro aplicativo do SOS CGE transmite imagens em tempo real à central, um modelo pioneiro no Estado de São Paulo. Estudos das secretarias de Segurança e Educação são voltados também para criação de um sinal de alerta sonoro nas escolas e a implantação de um POP (Procedimento Operacional Padrão) sobre como agir em casos de risco extremo.