VOLTAR
  • Cidades

S.Bernardo vacina 13 mil pessoas nesta quarta-feira e atinge 91,5% da meta

 Imunização contra a gripe, destinada a idosos e profissionais da Saúde e da Segurança, será mantida apenas nas escolas nesta quinta-feira (02/04)

  •  Imunização contra a gripe, destinada a idosos e profissionais da Saúde e da Segurança, será mantida apenas nas escolas nesta quinta-feira.
    Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin
  • Por: Redação
  • Publicado em: 02/04/2020
  • Compartilhar:

 Imunização contra a gripe, destinada a idosos e profissionais da Saúde e da Segurança, será mantida apenas nas escolas nesta quinta-feira (02/04)

 

Imunização contra a gripe, destinada a idosos e profissionais da Saúde e da Segurança, será mantida apenas nas escolas nesta quinta-feira. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

A Prefeitura de São Bernardo dará continuidade à Campanha de Vacinação contra a Influenza, nesta quinta-feira (02/04), em 33 EMEBs da cidade, das 8h às 17h. A proteção é destinada aos idosos e aos profissionais das áreas da Saúde e da Segurança. No total, a Administração já imunizou 95,2 mil moradores da cidade desde o início da campanha, em 23 de março, atingindo 91,5% da meta proposta pelo Ministério da Saúde.

As equipes da Secretaria da Saúde vacinaram, nesta quarta-feira (01/04), 13.032 pessoas, sendo 9.309 nas escolas municipais. Outros 3.340 moradores foram imunizados nos pontos ‘Drive Thru’ instalados no Paço Municipal e no Terminal Alvarenga. Também foram feitos bloqueios no COI (Centro de Operações Integradas) e na base da Guarda Civil Municipal (GCM), com 383 profissionais da Segurança protegidos contra a Influenza.

Devido ao alto volume de pessoas já vacinadas em São Bernardo, a aplicação das doses não será realizada no formato ‘Drive Thru’ nesta quinta-feira (02/04). A meta prevista pelo Ministério da Saúde para esta fase da campanha é vacinar 103.591 munícipes, sendo 78.881 idosos e 24.710 funcionários da Saúde. A primeira etapa de vacinação vai até 16 de abril.

Para receber a proteção, os munícipes devem se dirigir às escolas participantes da campanha munidos de documento com foto e, se possível, carteira de vacinação. Vale lembrar que trabalhadores da Saúde e Segurança da rede privada também são contemplados, mediante apresentação de documento comprovatório de atuação.

A estratégia do Prefeito Orlando Morando de realizar a vacinação contra a gripe nos prédios da Educação e no formato ‘Drive Thru’ tem por objetivo evitar a aglomeração de pessoas nas Unidades de Saúde (UBSs), principalmente de idosos, que se enquadram no grupo de risco para o Coronavírus (COVID-19). Nas escolas, a imunização é feita nas quadras, ao ar livre, e os moradores são organizados em filas, com distância mínima de dois metros entre eles, para evitar qualquer contágio.

VACINAS DE ROTINA – Conforme recomendação do Ministério da Saúde, as UBSs estão realizando apenas imunizações de rotina mediante agendamento. A medida tem por objetivo tanto reduzir a circulação de pessoas nas Unidades de Saúde quanto evitar o desperdício de vacinas, uma vez que muitas são distribuídas em frascos com mais de uma dose e têm duração curta. Exemplo é a BCG, contra tuberculose, cujo recipiente tem capacidade para imunizar até dez bebês, e dura apenas seis horas após aberto.

SERVIÇO:

Confira as EMEBs onde serão aplicadas vacinas contra a Influenza:
– EMEB Professor Ramiro Gonçalves Fernandes (Taboão);
– EMEB Escritor Júlio Atlas (Pauliceia);
– EMEB Padre Manoel da Nóbrega (Jordanópolis);
– EMEB Lourenço Filho (Planalto);
– EMEB Professor Otílio De Oliveira (Rudge Ramos);
– EMEB Professora Neusa Bassetto (Rudge Ramos);
– EMEB Geraldo Hipólito (Vila Dayse);
– EMEB Professora Janete Mally Betti Simões (Parque São Bernardo);
– EMEB Ariano Suassuna (Baeta Neves);
– EMEB Irmã Odete Maria Ramos Pinto (Vila São Pedro);
– EMEB Prefeito Aldino Pinotti (Santa Terezinha);
– EMEB Gofredo Teixeira da Silva (Baeta Neves);
– EMEB Maria Adelaide (Vila Euclides);
– EMEB Di Cavalcanti (Ferrazópolis);
– EMEB Hygino Baptista De Lima (Ferrazópolis);
– EMEB Edson Danilo Dotto (Jardim Selecta);
– EMEB Benedito José de Moraes (Silvina e Montanhão);
– EMEB Maurício Caetano de Castro II (Alves Dias);
– EMEB Flamínio de Castro Rangel (Vila Marchi);
– EMEB Jardim Nazareth (Jardim Nazareth);
– EMEB Dr. José Ferraz (Vila Rosa);
– EMEB Maria Rosa Barbosa (Alvarenga);
– EMEB Fernando Pessoa (Jardim das Orquídeas);
– EMEB Karolina Zofia (Jardim das Oliveiras);
– EMEB Marcos Rogério da Rosa (Bairro dos Casa);
– EMEB Arlindo Miguel (Alvarenga);
– EMEB José Cataldi (Demarchi);
– EMEB Isidoro Batistin (Batistini);
– EMEB Antônio dos Santos Faria (Jardim Represa);
– EMEB Professora Suzete Aparecida de Campos (Riacho Grande);
– EMEB Helena Zanfelici da Silva (Bairro dos Finco);
– EMEB José Ibiapino Franklin (Santa Cruz)
– EMEB Professor Claudemir Gomes (Montanhão).