S.Bernardo terá transporte grátis no 2º turno; Estado também libera trem e metrô
EMTU e ônibus intermunicipais de todo o estado também não farão cobrança neste domingo, dia das eleições
EMTU e ônibus intermunicipais de todo o estado também não farão cobrança neste domingo, dia das eleições
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, decidiu que a cidade irá oferecer transporte gratuito à população, das 7h às 18h, neste domingo (30/10) – data do segundo turno das eleições. o chefe do Executivo argumentou que tomou a iniciativa por entender a “importância da participação popular no processo democrático”.
A medida vale para todas as linhas municipais. A decisão do chefe do Executivo tem amparo legal, com base em decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), e foi tomada diante do entendimento de que o momento econômico do País exige sensibilidade social por parte do poder público.
Estado
O Governo de São Paulo informa que não haverá cobrança de passagem no Metrô, CPTM, EMTU e ônibus intermunicipais de todo o estado no domingo (30), dia das eleições. A decisão do governador Rodrigo Garcia foi tomada após análise dos impactos financeiros da medida para o Estado. A gratuidade no transporte público estadual custará R$ 11,5 milhões.
“Domingo é o dia da democracia, por isso é justo que todos tenham acesso ao transporte público e possam votar com igualdade de condições. Portanto, catraca livre”, afirma Rodrigo.
Nesta quarta-feira (26/10), as outras seis cidades da Região já tinham anunciado a gratuidade no transporte.