VOLTAR
  • Cultura e Lazer

S.Bernardo terá neste sábado jogos de raciocínio para a comunidade escolar

Evento integra ciclo de comemorações do 469º aniversário da cidade e envolve a equipe gestora da educação pública, professores, alunos e familiares

  • S.Bernardo terá neste sábado jogos de raciocínio para a comunidade escolar .
    Foto: Divulgação/Mind Lab
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 11/08/2022
  • Compartilhar:

Evento integra ciclo de comemorações do 469º aniversário da cidade e envolve a equipe gestora da educação pública, professores, alunos e familiares

crianças jogando

S.Bernardo terá neste sábado jogos de raciocínio para a comunidade escolar . Foto: Divulgação/Mind Lab

A Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo organiza uma programação especial neste sábado (13/08), das 9h às 13 horas, no Cenforpe – Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 201 – Planalto, São Bernardo do Campo -, nos festejos do aniversário da cidade. Mais de 2 mil pessoas – entre gestores de educação e professores, alunos e familiares -, são esperadas para participar da atividade, que contará com torneio de jogos de raciocínio da Mind Lab, brinquedos infláveis, circuito de brincadeiras, recreação e opções de alimentação.

A intenção dos organizadores é promover um resgate histórico dos jogos e brincadeiras e apresentar a abordagem socioemocional que beneficia cerca de 45 mil alunos, do 1° ao 5° ano, de 70 escolas do município. Por meio de uma parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo, a Mind Lab disponibiliza conteúdos alinhados com a nova BNCC- Base Nacional Comum Curricular, que possibilitam mudanças na prática pedagógica e auxiliam na aprendizagem integral dos alunos de forma colaborativa.

Os jogos de raciocínio funcionam como recursos pedagógicos que simulam situações do cotidiano. Associados a reflexões provocadas pelos professores e métodos de organização do pensamento, os jogos promovem o desenvolvimento das funções socioemocionais e cognitivas dos alunos e os ajudam a construir seu autoconhecimento e autocontrole.

A Secretária da Educação de São Bernardo do Campo, Silvia Donnini, destaca a importância da presença das famílias no evento e a extensão do benefício da abordagem sócio emocional que a parceria oportuniza. “A parceria escola-família é essencial na formação das novas gerações. E a família pode ampliar as experiências e as reflexões utilizando o material didático integrante da metodologia Mind Lab.” A Secretária refere-se ao Livro da Família, que contempla uma jogoteca para promover momentos de desenvolvimento das habilidades socioemocionais em casa.

Por meio do Programa MenteInovadora, a Mind Lab trabalha com cerca de 70 jogos de raciocínio para o contexto brasileiro. O currículo é estruturado progressivamente por semestre para desenvolver habilidades específicas nos alunos de acordo com sua faixa etária e necessidades de desenvolvimento para alunos de 1 a 18 anos. Os professores recebem manuais que explicam e estruturam cada lição em detalhes para apoiar o desenvolvimento do conjunto de competências do currículo para o respectivo semestre.

A Mind Lab

A Mind Lab é líder em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de impacto social, criadora de uma solução para mudar o cenário brasileiro de defasagem educacional e geração de renda.

Desde sua fundação, em 2006, a Mind Lab já atuou com instituições de ensino do setor público e privado e capacitou mais de 200 mil professores para aplicação de suas metodologias em mais de 17 estados brasileiros, impactando diretamente mais 5,6 milhões de alunos e famílias.