VOLTAR
  • Cidades

S.Bernardo tem 2 casos suspeitos de coronavírus e inicia campanha de prevenção

Campanha envolve escolas, entidades, transporte público, entidades e comunidades italianas

  • Prefeito Olando Morando e seu secretariado Campanha envolve escolas, entidades, transporte público, entidades e comunidades italianas.
    Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 02/03/2020
  • Compartilhar:

Campanha envolve escolas, entidades, transporte público, entidades e comunidades italianas

 

Prefeito Olando Morando e seu secretariado Campanha envolve escolas, entidades, transporte público, entidades e comunidades italianas. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

 

São Bernardo registrou dois casos de coronavírus e a cidade iniciou uma ampla campanha de prevenção. O lançamento ocorreu nesta quinta-feira (02/03) e foi feita pelo prefeito Orlando Morando e seu secretariado. A campanha envolve orientações em escolas, no transporte público, além de entidades e as comunidades dos italianos.

Os dois casos suspeitos são de pessoas que retornaram da Itália e apresentam os sintomas. O resultado do exame pelo Instituto Adolfo Luz deve sair até quinta-feira (05/03).

O prefeito afirmou que também serão destinados 16 leitos no Hospital de Clínicas de São Bernardo, caso haja algum caso grave. “A doença é global e existe um surto na Europa, principalmente na Itália. Em São Bernardo, existe a maior comunidade de italianos do ABCD e muitos viajam até esse país. A melhora maneira neste momento é prevenir”, completou.

“Estamos focados na prevenção da doença. Reforçamos a distribuição de cartazes e folders em locais de grande circulação, bem como intensificando o treinamento dos nossos profissionais nesta etapa de contenção. Manteremos contato com as nossas cidades irmãs italianas, no intuito de conhecer o fluxo da vinda de cidadãos italianos para cá. Além disso, mobilizaremos as igrejas, o terceiro setor, a concessionária de transporte público, neste esforço conjunto”, explicou o chefe do Executivo, Orlando Morando.

CASOS

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, o município tem 3 casos suspeitos, que estão sendo monitorados pela equipe de vigilância epidemiológica, um deles já descartado. “A cidade está preparada para a doença e tomando todas as providências necessárias para contê-la. Nossos profissionais estão treinados e nossa rede tem toda estrutura para atender o paciente. Se for necessário o isolamento de doentes graves, disponibilizaremos uma área com 16 leitos no Hospital de Clínicas”, declarou Dr. Geraldo.

IMPACTO NA ECONOMIA

Uma outra preocupação da Administração é o impacto que o novo coronavírus pode causar na economia local. “Temos muitas indústrias em São Bernardo, que tem relação comercial direta com a China, para fornecimento de matéria-prima e sabemos que o avanço da doença paralisa muitas linhas de produção. O reflexo disso é um retrocesso para nossa estabilidade financeira, portanto nossos esforços de prevenção também estão voltados para esta linha de raciocínio”, adicionou Morando.

Estado

Até esta segunda-feira foram registrados 163 casos suspeitos no Estado. O Governo de São Paulo começou a mobilizar nesta semana, as 5 mil escolas e os 3,4 milhões de estudantes da rede estadual de São Paulo em ações de prevenção ao coronavírus.

A Secretaria Estadual da Educação está orientando as escolas para que realizem um “Dia D” com palestras de especialistas, dicas de higiene e cuidados, entre outras informações e esclarecimentos para a comunidade escolar.

Por todo o Estado as unidades escolares também estarão promovendo trabalhos pedagógicos que reforcem os caminhos para se prevenir o vírus.

Também será promovida uma videoconferência para as 91 diretorias de ensino para capacitar os profissionais da rede. Eles ainda receberão instruções por meio de manuais e cartilhas em ações alinhadas com a Secretaria da Saúde. Além disso, será encaminhado aos pais dos estudantes SMSs e e-mails com dicas de prevenção ao coronavírus.