VOLTAR
  • Cidades

S.Bernardo suspende temporariamente serviço de coleta de materiais recicláveis

Medida ocorre devido a suspensão temporária das atividades das duas cooperativas de reciclagem que recebem os materiais; Trabalhadores cumprirão isolamento social, conforme recomendação da Prefeitura

  • Prefeitura de São Bernardo suspende temporariamente serviço de coleta de materiais recicláveis.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 09/04/2020
  • Compartilhar:

Medida ocorre devido a suspensão temporária das atividades das duas cooperativas de reciclagem que recebem os materiais; Trabalhadores cumprirão isolamento social, conforme recomendação da Prefeitura

 

Prefeitura de São Bernardo suspende temporariamente serviço de coleta de materiais recicláveis. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo suspenderá, a partir da próxima segunda-feira (13/04), por tempo indeterminado, o serviço de coleta de materiais reciclados na cidade. A medida ocorrerá devido a suspensão temporária das atividades das duas cooperativas do município, responsáveis por fazer a triagem desses resíduos. Durante o período, apenas a coleta do lixo orgânico será mantida em todo o território da cidade.

Com a decisão, 110 cooperadores que atuavam nas duas centrais passarão a ficar em casa, seguindo assim, a recomendação de isolamento social e evitando contato direto com possíveis materiais contaminados. A decisão visa preservar a Saúde dos colaboradores.

Para auxiliar esses profissionais durante este período, a Prefeitura de São Bernardo garantirá um auxílio mensal, no valor de R$ 1.000, para cada um dos cooperados. A renda será paga com recursos da iniciativa privada.

“Infelizmente, devido a pandemia do coronavírus, tivemos que interromper a atividade das cooperativas em respeito a Saúde e Seguranças desses 110 trabalhadores que, diariamente, tem contato direto com materiais que podem estar contaminados. Mas essas famílias não ficarão desamparadas durante este período, graças a ajuda de um patrocinador que preferiu não ter o nome revelado”, comentou o chefe do Executivo, responsável por articular a ajuda financeira a essas famílias.

Durante o período de suspensão da atividade, a Prefeitura de São Bernardo pede aos munícipes que destinem para a coleta apenas os resíduos orgânicos, mantendo dentro de sua residência, em espaço reservado os materiais reciclados até a retomada do serviço. A medida visa evitar acumulo de entulho nas ruas.

Paralelo a isso, a Prefeitura irá reforçar o serviço de limpeza urbana, dando continuidade ao mutirão de higienização das ruas que tem sido promovido desde o mês passado. Com apoio de três caminhões-pipas, funcionários da Prefeitura têm percorrido diversos pontos da cidade para lavagem de ruas, calçadas, muros, pontos de ônibus e equipamentos públicos com jato de água sanitária. A ação integra pacote de medidas colocadas em práticas pela Administração municipal para auxiliar no combate do Covid-19.