VOLTAR
  • Cidades

S.Bernardo registra redução de 21% no número de roubo de veículos

Durante encontro realizado nesta quinta-feira, comandantes das forças policiais apresentaram ao prefeito Orlando Morando resultados obtidos durante operações integradas

  • Durante encontro realizado nesta quinta-feira, comandantes das forças policiais apresentaram ao prefeito Orlando Morando resultados obtidos durante operações integradas.
    Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 16/01/2020
  • Compartilhar:

Durante encontro realizado nesta quinta-feira, comandantes das forças policiais apresentaram ao prefeito Orlando Morando resultados obtidos durante operações integradas

 

Durante encontro realizado nesta quinta-feira, comandantes das forças policiais apresentaram ao prefeito Orlando Morando resultados obtidos durante operações integradas. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

 

São Bernardo apresentou, entre os meses de novembro e dezembro, redução nos principais indicadores criminais analisados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, entre eles: homicídio, latrocínio e roubo de veículos. Os dados foram apresentados, nesta quinta-feira (16/01), pelo prefeito Orlando Morando durante a terceira reunião mensal realizada com comandantes das Polícias Militar e Civil, além da GCM, que atuam conjuntamente nas dependências do COI (Centro de Operações Integradas) da cidade, o primeiro inaugurado no Estado de São Paulo.

De acordo com levantamento da PM, a cidade encerrou o mês de novembro com redução de 21% no número de roubo de veículos, passando de 194 para 153 casos, na comparação com o mesmo período de 2018. O município apresentou ainda redução de 9% nos casos de furto de veículos, caiu de 213 para 193 ocorrências.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, números preliminares do mês de dezembro, que devem ser divulgados oficialmente na próxima semana pelo Governo do Estado, mostram redução de 18% nos casos de furtos de veículos na região do 6º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela segurança de bairros da cidade. No período, a quantidade de ocorrências caiu de 108 para 88, na comparação com o ano anterior.

“A chegada do COI aqui em São Bernardo mostra que a integração das forças policiais tem colaborado fundamental na redução de indicadores criminais da cidade. De forma conjunta, nossos agentes de segurança tem estado mais presentes nas ruas, com operações rotineiras e ações planejadas e inteligentes. Em 2020, nosso planejamento é intensificar este trabalho”, destacou o prefeito Orlando Morando.

REDUÇÃO

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, no acumulado de 2019, entre os meses de janeiro a novembro, São Bernardo acumula redução de 50% no número de casos de latrocínio, passando de 8 para 4 casos, na comparação com o mesmo período de 2018. O índice de roubo de veículos foi outro que teve expressiva queda de 13%, caiu de 1.884 para 1.629 ocorrências. O município também teve recuo no período nos casos de roubo de carga (11%), homicídio (5%) e roubo em geral (5%).

A redução dos índices reflete o resultado de um conjunto de medidas tomadas pela Administração municipal para fortalecimento na área de segurança urbana, incluindo a inauguração do 1º COI do Estado, além de investimentos em ações da GCM e instalação do Sistema Detecta.

OPERAÇÃO

Instituída no fim do ano passado, a Operação São Bernardo Mais Segura tem sido outra aliada na redução dos indicadores criminais. Na segunda edição da ação, realizada no início deste mês, forças policiais prenderam 32 pessoas e fizeram a apreensão de mais de 200 produtos vendidos irregularmente no município.

Entre os detidos estavam 26 procurados da Justiça foram capturados por meio de mandados cíveis e criminais e outras 6 pessoas presas em flagrantes, incluindo três indivíduos acusados de violência doméstica.