S.Bernardo reforça prevenção no outubro rosa e fará 80 mamografias por dia

Mais visitadas

 Mês é voltado à conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero

 

São Bernardo reforça prevenção no outubro rosa e fará 80 mamografias por dia. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

 

A Prefeitura de São Bernardo informou que a rede municipal de saúde vai realizar ação conjunta entre os departamentos de Atenção Básica, Especializada e Hospitalar durante o Outubro Rosa – mês voltado à conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

Entre os dias 5 e 9 serão ofertados exames agendados de mamografia na Unidade Móvel da Mamografia, que ficará estacionada no Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher (CAISM), localizado na Rua Brasil, 350 (Rudge Ramos). São Bernardo foi a primeira cidade do Grande ABC a ofertar o exame de forma itinerante, em 11 de outubro de 2019.

Além do exame, que terá o laudo emitido logo após a sua realização, a paciente poderá realizar, no mesmo dia, consulta com ginecologista e coleta de Papanicolau. Se houver qualquer indicação de demais procedimentos para detecção de câncer de mama ou mesmo a cirurgia, o procedimento já será agendado.

Importante lembrar que durante todo o Outubro Rosa, pacientes de qualquer idade – com pedido médico emitido pela rede – poderá realizar o exame na Unidade Móvel, sem necessidade de agendamento. A carreta atenderá também a demanda espontânea de pacientes com idade entre 50 e 69 anos, das 8h às 17h. Nestes casos, o pedido médico não é necessário. A capacidade do mamógrafo é de 80 exames por dia.

De 13 a 30 de outubro (de segunda a sexta-feira), com dia D no sábado (17/10), a Unidade Móvel estará em frente à Igreja Matriz, com atendimentos nos mesmos moldes, sempre das 8h às 17h.

Já os exames de prevenção de câncer de colo do útero e demais exames da Saúde da Mulher poderão ser feitos durante todo o mês de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), com agendamento a cada 30 minutos, para evitar aglomeração, com higienização constante dos consultórios.

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações