S.Bernardo reforça policiamento nas áreas comerciais com Patrulha de Natal

Mais visitadas

Ação visa coibir a criminalidade e intensificar fiscalização do combate ao Coronavírus durante as compras de fim de ano

 

S.Bernardo reforça policiamento nas áreas comerciais com Patrulha de Natal. Foto: Divulgação/PSBC

A Prefeitura de São Bernardo reforça o policiamento nas principais áreas comerciais da cidade no mês de dezembro, época caracterizada pelo aumento da circulação das pessoas devido às compras de fim de ano. Além de coibir a criminalidade, a 4ª edição da Patrulha de Natal traz, neste ano, o diferencial de intensificar a fiscalização quanto às medidas sanitárias necessárias para o combate ao Coronavírus.

“Com a proximidade do Natal e Réveillon, tradicionalmente fazemos um grande empenho das forças de segurança nas áreas comerciais, que concentram maior número de pessoas. Neste ano, também vamos reforçar o controle de aglomerações e a fiscalização das regras sanitárias para evitar a transmissão da Covid-19, que infelizmente vem se agravando. Peço a ajuda dos consumidores e dos comerciantes para respeitarem os protocolos sanitários, continuarem usando máscaras e álcool em gel”, destacou o prefeito Orlando Morando.

Coordenada pela Secretaria de Segurança Urbana, com apoio das polícias Civil e Militar, a Patrulha de Natal prevê o destacamento de 109 profissionais da Guarda Civil Municipal (GCM) exclusivamente para o patrulhamento das zonas comerciais. Além disso, outros 60 policiais militares vão atuar especificamente nestas regiões todos os dias, sem comprometer as demais áreas da cidade. O reforço do policiamento será realizado tanto na área central da cidade, nas ruas Marechal Deodoro, Jurubatuba e Santa Filomena, Avenida Brigadeiro Faria Lima e Praça da Matriz, quanto nas regiões do Rudge Ramos, Taboão e Bairro Demarchi.

Para intensificar o patrulhamento e a fiscalização do combate ao Coronavírus, a operação contará com patrulhamento a pé (feito em duplas), rondas com bicicletas (serão 15 bikes), rondas com automóveis (25 carros), rondas com motocicletas (duas motos), além de monitoramento por câmeras (via Centro Integrado de Monitoramento) e com duas bases móveis, que vão atuar em pontos estratégicos. A operação será feita diariamente, das 8h às 22h, até o dia 31, véspera de Ano Novo.

O lançamento da Patrulha de Natal, realizado na Praça da Matriz na tarde desta quarta-feira (09/12), obedeceu todas as regras de controle sanitário, como o espaçamento entre os participantes, uso de máscaras e de álcool em gel. O evento foi prestigiado pelo comandante da Policia Militar no Grande ABC, coronel Ronaldo Gonçalves Faro, bem como pelo secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, coronel Aparecido Chaves de Sousa, pela comandante da GCM da cidade, Claudia Coelho, e por representantes da Polícia Civil.

FISCALIZAÇÃO – São Bernardo, bem como todo o Estado de São Paulo, segue na fase amarela do Plano São Paulo, do Governo do Estado. O funcionamento das atividades comerciais no município obedece a regras impostas no decreto 21.374/20. Entre as determinações estabelecidas em protocolo sanitário vigente, estão a obrigatoriedade de aferição de temperatura, uso de máscaras, distanciamento entre postos de trabalho e pessoas, disponibilização de álcool em gel 70% e higienização do ambiente e de equipamentos.

CRIMINALIDADE – Após amplo investimento feito pela Prefeitura na Segurança ao longo dos últimos anos, São Bernardo vem registrando queda significativa nos principais indicadores criminais. Levantamento mais recente da Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo mostra que o município apresentou redução nas ocorrências de homicídio, roubo e furto em geral e roubo e furto de veículos entre janeiro e outubro deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Desde 2017, a Administração já realizou a entrega de dezenas de estruturas para a Segurança Pública Municipal, bem como investiu na valorização da GCM, com a renovação da frota, novo armamento, ampliação do efetivo e equiparação do salário dos nossos profissionais com o da Polícia Militar.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações