VOLTAR
  • Cidades

S.Bernardo reforça desinfecção de ruas com pulverizadores de combate à Covid-19

A partir de hoje, equipes itinerantes vão aplicar reagente químico em locais de difícil acesso; Prefeitura dobra frota de caminhões para ação de limpeza

  • São Bernardo reforça desinfecção de ruas com pulverizadores de combate à Covid-19.
    Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine
  • Por: Redação
  • Publicado em: 20/05/2020
  • Compartilhar:

A partir de hoje, equipes itinerantes vão aplicar reagente químico em locais de difícil acesso; Prefeitura dobra frota de caminhões para ação de limpeza

São Bernardo reforça desinfecção de ruas com pulverizadores de combate à Covid-19. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

 

Munidas de mangueiras pulverizadoras, equipes da secretaria de Serviços Urbanos de São Bernardo vão reforçar, a partir desta quarta-feira (20/05), a higienização de ruas, calçadas, pontos de ônibus, muros e outros locais públicos, dentro a ação “Jato de Combate ao Coronavírus”. O objetivo é garantir a limpeza em lugares de difícil acesso, como vielas, escadões e passagens, onde os caminhões de desinfecção não conseguem chegar. Ao todo, 70 colaboradores estarão envolvidos no mutirão.

A expectativa é que toda a cidade seja contemplada com a esterilização ao menos duas vezes ao mês. Para cumprir esta meta, a Prefeitura também dobrou sua frota de caminhões-pipa destinados à ação. Serão dez veículos com capacidade para armazenar 7.000 m³ circulando pela cidade, com despejo de jatos do reagente químico de nível hospitalar, usado para controle microbiológico. O produto garante a limpeza por até sete dias, uma vez que forma película protetora invisível, que elimina vírus, fungos e até super-bactérias.

Registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e no Ministério da Saúde, o preparo pode ser aplicado diretamente sobre matéria orgânica sem formar composto tóxico e sem trazer risco à saúde humana.

“Vamos andar por cada canto da cidade, com profissionais equipados com pulverizadores e todos os equipamentos de proteção individual, como macacões, botas, máscaras de proteção, luvas, entre outros. Esta é mais uma ação que estamos colocando em prática para levar mais tranqüilidade à população e para que possamos superar esta pandemia o mais rápido possível”, destacou o prefeito Orlando Morando, durante anúncio da medida.

MUTIRÃO DA LIMPEZA – A ação de esterilização de locais públicos teve início no dia 23 de março. Lançada com objetivo de higienizar eventuais locais contaminados pelo coronavírus e frear o avanço da doença no município, a ação já sanitizou, pelo menos uma vez, todos os equipamentos públicos, como UPAs, UBSs, hospitais, abrigos de ônibus, bases policiais, unidade do Bom Prato, cemitérios, praças, entre outros.