VOLTAR
  • Cidades

S.Bernardo reforça atendimento à covid com 50 leitos no Hospital de Clínicas

Complexo hospitalar, localizado na Estrada do Alvarenga, volta ofertar acolhimento, diante de aumento no número de casos nas últimas semanas; município passa a contar com 437 leitos exclusivos para tratamento do vírus

  • Ferida foi socorrida e levada ao Hospital de Clínicas de São Bernardo, onde trabalha.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 01/12/2020
  • Compartilhar:

Complexo hospitalar, localizado na Estrada do Alvarenga, volta ofertar acolhimento, diante de aumento no número de casos nas últimas semanas; município passa a contar com 437 leitos exclusivos para tratamento do vírus

 

São Bernardo reforça atendimento à covid com 50 leitos no Hospital de Clínicas. Foto: Divulgação

Com o avanço no número de casos da Covid-19, nas últimas semanas no município, a Prefeitura de São Bernardo retomou, a partir desta terça-feira (01°/12), o atendimento de coronavírus Hospital de Clínicas (HC) – situado na Estrada dos Alvarengas -, ofertando 50 leitos, sendo 20 deles de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros 30 de enfermaria.

A decisão foi tomada pelo prefeito Orlando Morando, em consenso com o Comitê de Mobilização contra COVID-19, após análise técnica dos dados do município e da atual ocupação de leitos disponíveis para tratamento da doença.

“Temos o privilégio de ter uma boa estrutura de Saúde, que nos permite esta ampliação no momento em que estamos enfrentando. Mas as medidas de distanciamento e uso de máscara são tão fundamentais quanto esta. A participação das pessoas é fundamental para frearmos os números novamente”, apontou o prefeito.

A crescente no número de casos em São Bernardo se deu em novembro. Em 01/11, o município registrou 38% de ocupação nos leitos de UTI e ontem (30/11), este percentual avançou para 72%.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, a atual taxa de ocupação dos nossos leitos, principalmente os de UTI, foi um dos fatores preponderantes para esta decisão.

“A retomada de atendimentos de casos de coronavírus no HC será uma medida importante para desafogar os nossos Hospitais. Bem como de preservação dos nossos pacientes e também dos nossos profissionais”, destacou Dr. Geraldo.

ESTRUTURA DE ATENDIMENTO – Com a retomada de 50 leitos no Hospital de Clínicas, a rede de Saúde de São Bernardo passa a contar com 437 leitos destinados a pacientes com Coronavírus, sendo 306 deles em enfermaria e 131 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O HC volta a se juntar aos outros complexos hospitalares permanentes da cidade: Hospital de Urgência (HU), Novo Hospital Anchieta, Hospital e Pronto Socorro Central e Hospital Municipal Universitário (HMU).

CIRURGIAS ELETIVAS – Desde o final de outubro, o Hospital de Clínicas deixou de figurar na rede de atendimento de COVID-19, quando foram retomadas as cirurgias eletivas, que neste momento, serão novamente suspensas, até que a pandemia esteja controlada.

“A prioridade é não deixar nenhum munícipe de São Bernardo sem leito no tratamento da COVID-19”, complementou Orlando Morando.