VOLTAR
  • Cultura e Lazer

S.Bernardo recebe etapa regional do Festival Gastronômico “Feito em SP”

Inscrições para estabelecimentos comerciais e produtores de toda a Região Metropolitana de São Paulo e Capital vão até domingo

  • S.Bernardo recebeu etapa regional do Festival Gastronômico “Feito em São Paulo”.
    Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine
  • Por: Redação
  • Publicado em: 25/09/2019
  • Compartilhar:

Inscrições para estabelecimentos comerciais e produtores de toda a Região Metropolitana de São Paulo e Capital vão até domingo

 

S.Bernardo recebe etapa regional do Festival Gastronômico “Feito em São Paulo”. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

A cidade de São Bernardo foi escolhida como uma das 15 sedes regionais do Festival Gastronômico “Feito em São Paulo”. Idealizado pelo Governo do Estado e com o apoio da Prefeitura de São Bernardo, o evento ocorrerá em 18 de outubro, no Estúdio e Pavilhão Vera Cruz, e tem como objetivo selecionar receitas culinárias e produtos mais emblemáticos do Estado de São Paulo.

Podem participar do concurso os estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares, padarias, produtores e fabricantes artesanais do Grande ABC, Capital e demais cidades da Região Metropolitana de São Paulo. As inscrições podem ser feitas pelo site www.feitoemsp.com.br  até o dia 29 de setembro. Cada participante poderá registrar apenas um prato ou produto agropecuário manufaturado (doces, salgados, embutidos, queijos, etc) por CNPJ e fazer a sua defesa, contando a sua história, como foi criado e qual a relação dele com a cultura local.

Uma comissão avaliadora formada por profissionais do Mundo Mesa, secretarias estaduais de Cultura, Turismo e Agricultura, bem como os chefs padrinhos e madrinhas convidados escolherão quatro produtos e quatro receitas relevantes e icônicos de cada uma das 15 macrorregiões.

Os oito finalistas selecionados na macrorregião de São Bernardo apresentarão suas iguarias no dia 18 de outubro, no Estúdio e Pavilhão Vera Cruz, no qual deverão disponibilizar, no mínimo, 300 porções pré-preparadas para venda a preços populares (entre R$ 15 e 25) e também para degustação da comissão técnica. Eles escolherão dois pratos e dois produtos que participarão da etapa final, a ser realizada de 24 a 27 de outubro, no Memorial da América Latina.

Essas iguarias se juntarão aos outros 26 pratos e 26 produtos vencedores das demais macrorregiões, que serão expostos e vendidos a preços populares pré-determinadas em acordo com a Organização. Neste mesmo evento será lançado um mapa com as Rotas Gastronômicas.

MASTERCLASS NO VERA CRUZ

Também haverá no dia 18 de outubro uma masterclass com o chef Marcos Livi, especialista em assados e na culinária do Sul do País. Livi é proprietário do Parador Hampel e de três diferentes estabelecimentos o Mercado de Pinheiros: o Box Bioma Pampa, a pizzaria Napoli Centrali e a Hamburgueria C6, ainda é responsável pelos cardápios dos bares Verissimo e Quintana.

“Estamos muito honrados com a missão dada pelo governador João Doria, de trazer a público as principais receitas e iguarias da Região Metropolitana de São Paulo. Mais do que incentivar o empreendedorismo e a economia, também estamos difundindo a riqueza de nosso patrimônio imaterial”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

SP GASTRONOMIA

Lançado pelo governador João Doria em agosto, o SP Gastronomia já é considerado o maior programa gastronômico do Brasil, com mais de 200 atividades nas 15 macrorregiões do Estado de São Paulo, com alto impacto na geração de renda e no estímulo ao turismo e totalmente realizado com recursos da iniciativa privada.

O objetivo do evento é celebrar a identidade, a potência e a diversidade da culinária do Estado, envolvendo produtores, chefs e restaurantes, por meio de receitas e produtos emblemáticos, trazendo-os para conhecimento e consumo público. Além de São Bernardo, as cidades-anfitriãs participantes inseridas nas outras 14 macrorregiões são: São Carlos, Ribeirão Preto, Franca, Barretos, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Bauru, Sorocaba, Campinas, Taubaté, Santos e Registro, com etapa final em São Paulo.