VOLTAR
  • Cidades

S.Bernardo realiza Dia D do Outubro Rosa e multivacinação neste sábado

Todas as 34 UBSs estarão abertas das 8h às 17h para coleta de exames preventivos de saúde da mulher e atualização da carteira de vacinação 

  • S.Bernardo realiza Dia D do Outubro Rosa e multivacinação neste sábado.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 06/10/2023
  • Compartilhar:

Todas as 34 UBSs estarão abertas das 8h às 17h para coleta de exames preventivos de saúde da mulher e atualização da carteira de vacinação

Carreta da Mamografia

S.Bernardo realiza Dia D do Outubro Rosa e multivacinação neste sábado. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo realiza neste sábado (07/10) o Dia D do Outubro Rosa, que marca as ações de conscientização sobre a importância da prevenção e do combate ao câncer de mama e de colo de útero, bem como ação da campanha de multivacinação. Neste dia, as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) ficarão abertas das 8h às 17h para reforçar o atendimento das mulheres, com coleta de exame de Papanicolau e palestras educativas.

Haverá ainda atualização da carteira de vacinação para todos os grupos, com ênfase ao público-alvo da campanha de multivacinação (crianças e adolescentes menores de 15 anos), com oferta de vacinas contra poliomielite, hepatites, BCG, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), influenza e Covid-19.

Secretário de Saúde, Dr. Gerado Reple Sobrinho relata que aguarda um grande público para estas duas campanhas no sábado. “Ambas são de extrema relevância para a prevenção de doenças. O câncer de mama ainda é a doença que mais acomete mulheres no mundo. Já as vacinas são nosso método mais eficaz contra inúmeras enfermidades e precisamos aumentar os índices de todas as faixas etárias de cobertura vacinal”, declarou.

MAMOGRAFIA

A Unidade Móvel de Mamografia atenderá demanda espontânea para todas as faixas etárias na Praça da Igreja Matriz, das 8h às 17h, com último bloco de atendimento às 16h durante o Dia D. Nos demais dias do mês, a demanda é espontânea e sem necessidade do pedido médico para pacientes entre 50 e 69 anos. Para as demais faixas etárias, o exame é agendado pelas UBSs e as pacientes precisam apresentar o pedido médico.

POSTOS AVANÇADOS

Ainda no sábado (7/10), das 9h às 16h, outros cinco postos avançados ofertarão a vacinação contra a Influenza e Covid-19 para todos os públicos, são eles: Poupatempo Centro (R. Nicolau Filizola, 100), Atacadão (R. Marechal Deodoro, 2785), Sonda Supermercado (Av. Pereira Barreto, 1.500) Carrefour Hipermercado (Av. Senador Vergueiro, 2.000) e Supermercado Coop (R. Joaquim Nabuco 270).