1 de julho de 2022

S.Bernardo prepara novas operações integradas entre GCM e as Polícias

Mais visitadas

Prefeito Orlando Morando se reuniu com a cúpula das três forças de segurança visando enfrentamento à criminalidade

prefeito Orlando Morando e cúpula da polícia
Prefeito Orlando Morando se reuniu com a cúpula das três forças de segurança visando enfrentamento à criminalidade. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, garantiu a realização de novas operações integradas visando o combate à criminalidade no município. Durante reunião com a cúpula das três forças de segurança – GCM (Guarda Civil Municipal) e as Polícias Civil e Militar – , realizada na manhã desta quinta-feira (23/06), na sede do COI (Centro de Operações Integradas), o chefe do Executivo alinhou as estratégias para o reforço do policiamento.

Dentre as operações que deverão ser reeditadas está o cerco contra os furtos de cabos elétricos. No mês passado, a GCM e a Polícia Civil deflagraram a Operação Moiras, que visou desmantelar esquema de furtos de fios elétricos na cidade e o comércio ilegal desse tipo de material. A ação resultou na prisão de três pessoas, sendo duas por receptação e uma por furto de cabos em flagrante.

Após a operação, a Secretaria de Segurança Urbana identificou queda de 50% desse tipo de delito no último mês. “Nós percebemos uma forte diminuição desse tipo de crime depois da operação integrada. O receptador sabe que, se continuar comprando esse produto, nós vamos atrás. Essa prática não representa apenas prejuízo ao patrimônio público, mas um risco iminente, já que a falta de funcionamento dos semáforos pode acarretar em acidentes de trânsito”, frisou Morando.

Outro tema debatido foi a intensificação do empenho da GCM na Operação Sufoco, liderada pela PM e que mira capturar criminosos disfarçados de motoboys de delivery. “Nós vamos manter o apoio à operação, especialmente na fiscalização de motocicletas. Nós adoramos o motociclista do bem, o bom trabalhador, já o ladrão que se disfarça de trabalhador vai continuar sendo o foco muito intenso das forças de Segurança de São Bernardo”, emendou o prefeito.

BOLETIM UNIFICADO

Segundo dados do comando da PM no Grande ABC, São Bernardo lidera o ranking de registros de boletim de ocorrência unificado na Região Metropolitana de São Paulo. O sistema, recentemente implementado pelo governo do Estado, permite que a PM registre o BO em campo e o mesmo documento seja utilizado pela Polícia Civil na delegacia, reduzindo a necessidade de os policiais conduzirem as pessoas envolvidas para o distrito policial.

Além do prefeito, participaram da reunião o secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos, o comandante da PM no Grande ABC, tenente coronel Marcelo Gonçalves Gaspar; o comandante do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), tenente coronel Nicécio Noronha; o comandante do 6º Batalhão da PM de São Bernardo, tenente coronel Vlamir Machado; delegado titular do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais), Miguel Ferreira da Silva; major César Hernandes Rossigonoli, subcomandante da Polícia Rodoviária, além do subcomandante da GCM de São Bernardo, Flávio Leão.

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações