Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

S.Bernardo ocupa 16ª posição entre 100 melhores grandes cidades brasileiras para se viver

Com pontuação de 0,692 no índice geral, São Bernardo é o primeiro no âmbito do Grande ABC e aparece atrás apenas de três capitais do País, conforme estudo de indicadores

Última atualização: 05/11/2024 22:24
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 05/11/2024
Compartilhar

Com pontuação de 0,692 no índice geral, São Bernardo é o primeiro no âmbito do Grande ABC e aparece atrás apenas de três capitais do País, conforme estudo de indicadores

São Bernardo ocupa 16ª posição entre 100 melhores grandes cidades brasileiras para se viver
São Bernardo ocupa 16ª posição entre 100 melhores grandes cidades brasileiras para se viver. Foto: Divulgação

Com estrutura significativa em termos de serviços públicos, São Bernardo desponta na 16ª colocação em ranking nacional que mede indicadores oficiais das 100 melhores grandes cidades brasileiras para se viver. É o que mostra estudo da consultoria Macroplan, que avalia a entrega de resultados para a população em áreas essenciais da gestão municipal, como educação, saúde, saneamento básico e segurança. A cidade é a primeira na esfera do Grande ABC e aparece atrás apenas de três capitais do País – Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP).

O estudo é composto de acordo com o Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), baseado na oferta de serviços públicos aos moradores, englobando cidades com população acima de 270 mil habitantes. Com pontuação de 0,692 no cômputo geral – que varia de 0 a 1 –, São Bernardo subiu seis posições em relação à 2010, aferindo o legado de evolução local nas áreas analisadas, distribuídas em uma cesta de 15 indicadores.

“O levantamento comprova que São Bernardo está muito melhor agora do que aquela que encontramos no início de 2017. Com gestão eficiente, austeridade e respeito ao dinheiro público, temos conseguido entregar, não só grandes obras, ampliando a infraestrutura da cidade, mas também tornar melhores os serviços públicos. Conquistamos, neste período, um avanço expressivo na oferta destas atividades, propiciando maior qualidade de vida à população”, frisou o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando.

Na área de Educação, por exemplo, que reúne indicadores de matrículas em creche, matrículas em pré-escola, Ideb Ensino Fundamental I e II, ambos da rede pública, São Bernardo ocupa a 8ª posição, com IDGM de 0,682.

Em Saúde, que concentra os indicadores de mortalidade infantil, acesso à assistência pré-natal, atenção básica à saúde e mortalidade prematura por doenças crônicas, São Bernardo está em 12ª posição, com um IDGM de 0,585. A cidade subiu 38 posições neste ranking entre 2010 e 2023 e se destaca pelo 3º maior avanço conquistado na área entre as 100 cidades estudadas.

CENÁRIO

Com os indicadores, São Bernardo deixou para trás cidades importantes do cenário nacional como Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Campinas (SP), Londrina (PR) e Blumenau (SC). As 100 maiores cidades do Brasil abrigam mais de 78 milhões de pessoas, o equivalente a 38,5% da população. Outro destaque é que municípios do Sudeste e do Sul dominam as 25 primeiras posições do ranking. Só quatro municípios, entre os 50 primeiros colocados, não pertencem a esse eixo.

Tags:Brasilgrandes cidadesmelhoressão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Akira Auriani e secretários Akira Auriani faz 1º anúncio de secretariado e avisa: ‘contratos serão revisados’
Próximo artigo Empregos em Diadema sobem pelo 9° mês seguido Empregos em Diadema sobem pelo 9° mês seguido

Últimas notícias

Além de  válvulas dos cilindros de oxigênio, que são de uma empresa terceirizada, criminosos subtraiu parte da fiação da UPA Vila Luzita
Após furto e vazamento de oxigênio em UPA de Sto.André, bombeiros são acionados
03/07/2025
Emoção dá o tom da reunião com pais de alunos de SBC selecionados para intercâmbio
Primeiros alunos do Conecta SBC embarcam para intercâmbio na Irlanda nesta sexta
03/07/2025
O Auto da Compadecida emociona e encanta o público em apresentação única no Teatro Clara Nunes, em Diadema
Em Diadema, ‘O Auto da Compadecida’ encanta público no Teatro Clara Nunes
03/07/2025
GCM de Mauá captura criminoso com passagens por homicídio e roubo
GCM de Mauá captura criminoso com passagens por homicídio e roubo
03/07/2025
Procurado da Justiça é preso por roubo a menos de 100 metros da delegacia em São Bernardo
Procurado da Justiça é preso pela GCM por roubo a 100 metros de delegacia em São Bernardo
03/07/2025

Recomendadas

Áreas públicas de São Bernardo ganham vida nova com arte urbana e investimentos estruturais
São BernardoCidades

Áreas públicas de São Bernardo ganham vida nova com arte urbana e investimentos estruturais

03/07/2025
São Caetano registra queda de roubos pelo quinto mês consecutivo
São CaetanoCidades

São Caetano registra queda de roubos pelo quinto mês consecutivo

03/07/2025
Gilvan reforça integração das forças de segurança e amplia ações conjuntas em Santo André
Santo AndréCidadesManchete

Gilvan reforça integração das forças de segurança e amplia ações conjuntas em Santo André

03/07/2025
Ribeirão Pires recebe nova viatura da Defesa Civil por meio do Governo do Estado
Ribeirão PiresCidades

Ribeirão Pires recebe nova viatura da Defesa Civil por meio do Governo do Estado

03/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?