S.Bernardo mantém máscaras em escolas, transporte e unidades de saúde

Mais visitadas

Nos demais locais abertos e fechados, uso do item passa a ser facultativo; medida passa a valer nesta sexta-feira  

pessoas sem máscara em lugar aberto
Nos demais locais abertos e fechados, uso do item passa a ser facultativo; medida passa a valer nesta sexta-feira. Foto: Divulgação/PSBC

A Prefeitura de São Bernardo liberou nesta sexta-feira (18/03) o uso de máscaras em todos os locais fechados, como comércios, academias, templos religiosos, teatros, cinemas, estabelecimentos de ensino superior, entre outros. As exceções são as escolas municipais, estaduais e privadas, que continuam com a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os ambientes, bem como o transporte público e todas as unidades de saúde, incluindo laboratórios, consultórios, entre outros. Além disso, funcionários de estabelecimentos de consumo imediato de alimentos e bebidas também devem continuar fazendo uso das máscaras.

Em eventos com público superior a 500 pessoas continua obrigatória a apresentação do comprovante vacinal. O documento poderá ser apresentado por aplicativo de celular, chamado E-saúde, ou em formato físico. Em São Bernardo, o uso de máscaras já não era obrigatório em locais abertos e de consumo imediato de alimentos e bebidas desde o dia 11 de março. O novo decreto será publicado nos atos oficiais desta sexta-feira (18/3).

Nas unidades escolares, além do uso de máscaras, será obrigatório o cumprimento das demais medidas sanitárias adotadas ao longo da pandemia, como disponibilização de álcool-gel. A manutenção dos cuidados baseia-se nos índices de vacinação do público na cidade. Atualmente, 16% das crianças de 5 a 11 anos do município ainda não foram vacinadas com a primeira dose e cerca de 70% ainda não receberam a segunda dose.

“O uso da máscara passa a ser facultativo em todos os espaços abertos e na maioria dos espaços fechados. Aqui em São Bernardo as escolas continuam mais uma semana com o uso obrigatório do item, devido aos índices de vacinação do público. A obrigatoriedade também está mantida no transporte público e nas unidades de saúde. Na próxima semana, o nosso Comitê de Combate ao Coronavírus municipal voltará a avaliar as medidas”, explicou o prefeito Orlando Morando.

AVANÇO DA COBERTURA VACINAL

Até esta quinta-feira (17/03), São Bernardo contabiliza 1.827.610 doses aplicadas contra a Covid-19, o que confere uma cobertura vacinal de 100% da população adulta com pelo menos uma dose, 96% com a segunda dose e 69% com a dose de reforço. Entre as crianças, de 5 a 11 anos, 59.425 já receberam a primeira dose e 21.153 as duas doses, o que representa 84% e 30% deste público-alvo. Entre adolescentes de 12 a 17 anos, a cobertura é de 97% para primeira dose ou dose única e de 89% para a segunda dose.

Os casos confirmados na cidade, por sua vez, vêm caindo de forma drástica desde janeiro, quando a cidade registrou 18.437 casos. Em fevereiro, o número caiu para 2.112 e, em março, já são 91 casos confirmados até o momento.

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações