VOLTAR
  • Cidades

S.Bernardo lança canal exclusivo com boletins informativos do trânsito

Prefeito Orlando Morando apresentou, nesta quarta-feira (18/09), plataforma De Olho no Trânsito SBC

  • Prefeito Orlando Morando apresentou, nesta quarta-feira (18/09), plataforma De Olho no Trânsito SBC.
    Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto
  • Por: Redação
  • Publicado em: 18/09/2019
  • Compartilhar:


Prefeito Orlando Morando apresentou, nesta quarta-feira (18/09), plataforma De Olho no Trânsito SBC

 

Prefeito Orlando Morando apresentou, nesta quarta-feira (18/09), plataforma De Olho no Trânsito SBC. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

 

Motoristas que circulam por São Bernardo agora tem um canal exclusivo com informações em tempo real sobre o trânsito da cidade. Trata-se da plataforma “De Olho no Trânsito SBC”. Apresentado oficialmente, nesta quarta-feira (18/09), pelo prefeito Orlando Morando, a ferramenta divulgará boletins diários sobre a movimentação de ruas e avenidas da cidade, auxiliando diretamente no deslocamento de motoristas pelas principais vias do município.

Desenvolvido pela Secretaria de Comunicação, em parceria com a Secretaria de Transportes e Vias Públicas, por meio do Departamento de Trânsito de São Bernardo, e a Secretaria de Segurança Urbana, o canal entra em funcionamento a partir de amanhã (19/09) no aplicativo São Bernardo na Palma da Mão, disponível nas lojas App Store e no Google Play. Os boletins da plataforma também poderão ser consultados no site da Prefeitura e nas páginas do Facebook (De Olho no Trânsito SBC) e Twitter (@_transitoSBC).

“Motoristas poderão consultar na palma da mão a situação do trânsito nas principais vias da cidade, incluindo rodovias que cortam a cidade como o Rodoanel e o Sistema Anchieta-Imigrantes. É mais um canal para dar eficiência para nossos motoristas que buscam rotas alternativas, redução no trajeto para sua casa, proporcionando assim, mais qualidade de vida para todos”, afirmou o chefe do Executivo ao destacar que a ação abre a programação da Semana Nacional de Trânsito do município.

Por meio do canal, motoristas terão acesso a boletins diários com informações sobre vias congestionadas, rotas alternativas, mudanças viárias, acidentes e interdições parciais para execução de obras. Serão dois boletins fixos nos horários de picos da manhã (7h) e da tarde (17h30). Outros informativos serão divulgados também em caso de ocorrências de grande relevância pela cidade.

Ainda pelas redes sociais, os usuários vão poder interagir com a equipe do trânsito, informando e tirando dúvidas sobre possíveis mudanças viárias na cidade e problemas relacionados ao trânsito da cidade.

MODERNIZAÇÃO

A criação do canal exclusivo do trânsito vai de encontro com a modernização do sistema viário de São Bernardo que apenas nesta gestão teve a inauguração de três viadutos (Mamãe Clory, Castelo Branco e Praça dos Bombeiros), além da duplicação de vias importantes da cidade, como a Linha Camargo e Avenida José Odorizzi.

INTEGRAÇÃO

O novo canal criado pela Administração municipal será alimentado por informações repassadas por agentes de trânsito e por meio de imagens captadas por câmeras do Centro Integrado de Monitoramento (CIM), operado por Guardas Civis Municipais.

REDUÇÃO

Com a implantação de diversas ações voltadas à segurança viária, aliadas a conscientização de pedestres e motoristas, São Bernardo tem apresentado nos últimos meses redução de acidentes viários. Segundo dados do Infosiga-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), o município conseguiu entre janeiro e julho de 2019 redução de 2% no número de mortes no trânsito, na comparação com o mesmo período de 2018, passando de 48 para 47 vítimas fatais.