S.Bernardo instala câmeras em ambulâncias para avaliar pacientes

Mais visitadas

Nova tecnologia implantada em ambulâncias transmite as imagens de salvamento ao vivo para a central de monitoramento

Funcionário indica onde cãmera se encontra dentro da ambulância
São Bernardo instala câmeras em ambulâncias para avaliar pacientes. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo instalou câmeras de videomonitoramento em todas as ambulâncias que prestam serviço na rede de saúde municipal – sendo 14 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e 12 de Transporte Inter-hospitalar –, como forma de otimizar os atendimentos. A nova tecnologia implantada transmite as imagens de salvamento ao vivo para a central de monitoramento, auxiliando uma avaliação médica mais completa, mesmo sem a presença do profissional no veículo.

O novo sistema permite que a equipe de médicos reguladores, localizados na central de operações, consiga acompanhar e orientar condutas e procedimentos para as equipes de suporte básico – geralmente compostas por um condutor-socorrista e um técnico em enfermagem – até a unidade onde o socorro médico será efetuado, conforme explica o diretor do departamento de Urgência e Emergência, Dr. Caio Medina.

“Os pacientes são avaliados em tempo real por uma equipe médica remota, que acompanha todo o atendimento emergencial através de câmeras de alta resolução. O que permite, inclusive, resolver alguns casos ainda na ambulância, mesmo antes de chegar ao hospital”, detalhou. Os veículos de suporte avançado, além da nova tecnologia, continuam contando com equipe composta por médico e outros profissionais.

Câmera instalada em ambulãncia
Câmeras instaladas, duas no interior e duas no exterior de cada veículo, gravam os deslocamentos e geram imagens de alta qualidade mesmo com a vibração do veículo em movimento. Foto: Divulgação

O modelo escolhido permite visualizar todo o corpo do paciente e ainda aproximar a imagem em partes específicas para assegurar a boa visualização pela equipe médica. “Se por ventura uma ambulância se envolve num acidente de trânsito, as câmeras também auxiliam na ocorrência”, complementou o diretor.

De acordo com o prefeito Orlando Morando, o auxílio da tecnologia à medicina faz com que o Samu de São Bernardo esteja um passo à frente dos demais municípios da região. “Nosso projeto é único e inovador, poucas cidades no Brasil utilizam estas ferramentas no salvamento de pacientes”, relatou.

EXEMPLO PRÁTICO

Em um cenário ilustrativo, um chamado telefônico por 192 apresenta um solicitante distante, com poucas informações sobre acidente com ônibus, por exemplo. Quando a ambulância básica chega ao local, se depara com o capotamento de um ônibus com várias vítimas. Neste momento, antes mesmo de a equipe de rua precisar solicitar apoio, a central de operações já acompanha as imagens e já prepara o despacho de mais viaturas ao local.

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações