S.Bernardo inova e lança programação cultural online durante pandemia
Ações são coordenadas pela Secretaria de Cultura e Juventude com o projeto “A Cultura não para”
Ações são coordenadas pela Secretaria de Cultura e Juventude com o projeto “A Cultura não para”
Em meio às medidas preventivas contra o Coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, lançou o projeto “A Cultura não para”, com atividades alternativas para incentivar a permanência das pessoas em casa. Na internet e redes sociais estão sendo disponibilizados conteúdos culturais e gratuitos em literatura, música, artes visuais e formação.
Tais iniciativas foram adotadas após o cancelamento de programações e fechamento de espaços culturais, conforme a publicação do decreto nº 21.111, de 16 de março de 2020, no Notícias do Município, a fim de conter o avanço da pandemia na cidade até que o risco seja mitigado.
De acordo com o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli, foram desenvolvidas atividades para que as pessoas continuem dentro de casa, restringindo o contágio pela doença. “Utilizamos a criatividade para pulverizar a cultura por meio de múltiplas ações. Continuamos valorizando e estimulando a formação do público para o pleno exercício da cidadania”, disse.
Uma das novidades que teve início na quarta-feira (25/03) é o sistema de EaD, por meio do Google Meet (sistema gratuito e acessível) para 230 alunos dos cursos regulares e profissionalizante de Cine/TV e Animação do Centro de Audiovisual (CAV). As aulas são ao vivo e realizadas de segunda a sexta-feira, nos mesmos horários das aulas presenciais (de manhã e à noite).
A coordenadora de formação, Denise Szabo, falou da importância do contato entre os alunos e professores. “A aula ao vivo permite que os estudantes e os trabalhos desenvolvidos sejam acompanhados de perto. No caso de alunos de 2º e 3º módulos, o sistema concede a continuidade de trabalhos que já vem sendo desenvolvidos desde o semestre anterior. Já para os do 1º semestre, oferece a possibilidade de maior contato com os novos colegas, inclusive a formação de grupos para o desenvolvimento de trabalhos”, disse. Durante as aulas os arte-educadores também estão disponíveis para tirar dúvidas e oferecerem orientações, a partir de seu planejamento para aulas online.
No entanto, Denise ressalta que estão adiantando conteúdos teóricos que viriam somente ao final do semestre para o sistema EaD. Assim que as aulas voltarem a ser presenciais, a parte prática será suprida, especialmente nas disciplinas de direção de atores, direção de fotografia, Flash, entre outras, cujas reposições estão agendadas inicialmente para julho.
REDES SOCIAIS – Os professores do Centro Livre de Música (CLM) prepararam apresentações para alegrar e reconfortar o dia a dia. Violão, acordeon, clarinete, madeiras e flauta doce são alguns dos instrumentos que serão exibidos todas as terças e quintas-feiras, às 10h.
Além disso, para que os alunos do espaço não percam os conhecimentos adquiridos e mantenham ativos os estudos, semanalmente, no dia da aula, os educadores realizam postagens por Whatsapp ou Google Drive, para os grupos, cada qual com seu nível de conhecimento, vídeo aulas e materiais teórico e prático.
Já os servidores das Bibliotecas Públicas Municipais realizam todas as quartas e sextas-feiras, às 13h, contação de história selecionada através do acervo de livros. A primeira narração foi “Feliz Aniversário, Lua”, do escritor e ilustrador norte-americano Frank Asch.
A Pinacoteca de São Bernardo também inova e disponibiliza no facebook e instagram imagens e comentários de obras diariamente.
Confira as redes sociais da Secretaria de Cultura e Juventude:
Facebook
@saobernardo.cultura
facebook.com/saobernardo.cultura
Instagram
@cultura.saobernardo
Instagram.com/cultura.saobernardo
Portal
www.saobernardo.sp.gov.br/cultura
Pinacoteca
Facebook
facebook.com/pinacotecadesaobernardo/
Instagram
Instagram.com/pinacotecasbc