VOLTAR
  • Espaço Pet

S.Bernardo inova com visita de pet no Hospital Anchieta e emociona paciente

Tutor Constantino da Silva, internado no hospital para tratamento de hemodiálise há quase dois meses, recebeu com alegria a visita de seu próprio animal de estimação

  • São Bernardo inova com visita de pet no Hospital Anchieta.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 26/07/2023
  • Compartilhar:

Tutor Constantino da Silva, internado no hospital para tratamento de hemodiálise há quase dois meses, recebeu com alegria a visita de seu próprio animal de estimação

Cachorro em visita pet no Hospital Anchieta

São Bernardo inova com visita de pet no Hospital Anchieta. Foto: Divulgação

Como forma de ampliar a humanização dos atendimentos, o Hospital Anchieta de São Bernardo realizou nesta semana a primeira visita de um bichinho de estimação de paciente internado na unidade. O tutor Constantino da Silva, internado no hospital para tratamento de hemodiálise há quase dois meses, recebeu a visita de seu cachorro Bily, de dois anos. O equipamento municipal já recebe mensalmente a ONG Alquimia do Amor, que realiza a pet terapia, porém, com cães treinado.

De acordo com a diretora técnica do Hospital Anchieta, Dra Monica Carneiro, esta foi a primeira vez em que um paciente recebe a visita do próprio animal de estimação, mas a ideia é que outros pacientes possam usufruir deste benefício daqui para frente.

“Estamos aprimorando os protocolos de segurança para que outros internados possam receber a visita de seus pets e ter um momento de qualidade em família. Isso estimula o bem-estar do paciente, é muito benéfico no tratamento como um todo, e faz parte do trabalho humanizado que vem sendo desenvolvido na nossa rede hospitalar”, relatou.

Para a visita do Bily, o hospital solicitou a carteira de vacinação e a higienização prévia para o contato com o paciente. A esposa Amparo da Silva e o irmão João Batista Soares Campelo, trouxeram o cachorrinho para o passeio e o reencontro foi emocionante. O cachorro não deixou o colo do tutor durante todo o tempo que passaram juntos. “Estava com muita saudade dele, dormíamos juntos todas as noites. Estou muito feliz que a equipe tenha acolhido o meu pedido em ter essa visita”, declarou Constantino.

Bily e seu Dono

Para a visita do Bily, o hospital solicitou a carteira de vacinação e a higienização prévia para o contato com o paciente. Foto: Divulgação

TRATAMENTO REFERÊNCIA

Todo o tratamento oncológico ofertado pela Prefeitura é realizado no Hospital Anchieta, que foi reaberto pela Administração chefiada pelo prefeito Orlando Morando em 2020. Durante a pandemia, o equipamento de saúde atuou no atendimento de pacientes com a Covid-19, e, em 2022, retomou sua vocação oncológica. A unidade recebeu o primeiro aparelho de radioterapia pública municipal da região do Grande ABC. O município oferta em média 800 consultas oncológicas mensais, 700 sessões de quimioterapia e outras 500 de radioterapia.