VOLTAR
  • Cidades

S.Bernardo inicia teste para covid-19 em 3,5 mil gestantes e agenda idosos para 2ª  

Exame passa a ser rotina obrigatória no pré-natal das usuárias dos sistema municipal; público acima de 60 anos, com problemas crônicos, também será testado

  • Teste para covid-19 passa a ser exame de rotina obrigatória no pré-natal das usuárias dos sistema municipal.
    Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 19/06/2020
  • Compartilhar:

Exame passa a ser rotina obrigatória no pré-natal das usuárias dos sistema municipal; público acima de 60 anos, com problemas crônicos, também será testado

 

Teste para covid-19 passa a ser exame de rotina obrigatória no pré-natal das usuárias dos sistema municipal. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

 

A Prefeitura de São Bernardo, a partir desta sexta-feira (19/06), iniciou testagem em massa em 3,5 mil grávidas, que realizam o pré-natal na rede de Saúde municipal. Além disso, a partir de segunda-feira (22/06), os testes em massa serão estendidos a todos os idosos (acima de 60 anos), que tenham comorbidades, como diabetes, hipertensão, obesidade e acamados.

O teste é o de sorologia, um dos mais confiáveis do mercado e será realizado pelas equipes das 34 Unidades Básicas de Saúde, em parceria com o Governo do Estado, Instituto Butantã e laboratório HILAB sem custos para os cofres públicos.

Assim como as gestantes, o público idoso poderá realizar a testagem em uma das 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, entre 8h e 17h. O público está sendo contatado por Agentes de Saúde da UBS de referência, para informar sobre o teste, além do agendamento, para evitar aglomerações.

OBJETIVO – O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, destacou a importância de mais esta ação preventiva para o combate da pandemia e o critério prioritário da Administração municipal. “Os nossos esforços são em salvar vidas, por isso estamos colocando os planos que deixem a nossa população segura quanto aos efeitos deste vírus. A gestante e o idoso, com comorbidades, precisam de uma atenção diferencial, por conta dos riscos, e foi o que fizemos para conseguir reforçar no combate à pandemia”, detalhou o prefeito Orlando Morando.

 RESULTADO

O diagnóstico do exame sorológico fica pronto em até 48 horas e é encaminhado, pelo laboratório, para a UBS, sendo posteriormente enviado para o celular da paciente, via SMS, agregando tecnologia e mais eficiência no diagnóstico e tratamento. “Nos casos positivos, será feito o tratamento da doença, o acompanhamento deste paciente e realização de teste nos demais membros da família”, adicionou o secretário.

 AVALIAÇÃO

“Muitas mulheres já quiseram vir fazer o teste no primeiro dia, mas o exame será incorporado na rotina de consultas do pré-natal, quando devem comparecer a UBS para o acompanhamento do bebê. Assim evitamos a exposição das pacientes ao risco de contágio. Com os idosos, que apresentam essas doenças crônicas, será também fundamental para os cuidados necessários. Nos casos positivos, será feito o tratamento da doença, o acompanhamento deste paciente e realização de teste nos demais integrantes da família ”, explicou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

APROVAÇÃO

A mamãe de primeira viagem, Francisca Germana da Silva, de 34 anos, está no oitavo mês de gestação da filha Sara e gostou da novidade. “Estou desde março em quarentena, e fui avisada que na semana que vem retorno ao serviço. Embora a gente fique apreensiva com o resultado, o teste veio em boa hora, pensando na volta ao trabalho e na saúde da minha bebê”.

 TESTAGEM NO MUNICÍPIO

Desde o início da pandemia, São Bernardo já realizou mais de 29 mil testes entre PCR e sorologia. Além disso, testou todos os profissionais de Saúde e Segurança do município (10.800 funcionários) e concluirá na semana que vem, o inquérito epidemiológico com a testagem de 3,6 mil munícipes em domicilio.