VOLTAR
  • Economia

S.Bernardo ganha 79 franquias e se torna maior polo no setor do ABCD

Município registrou crescimento de 11% do número de unidades franqueadas no 1° semestre de 2019

  • S.Bernardo ganha 79 franquias no primeiro semestre e se torna maior polo no setor do ABCD.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 06/11/2019
  • Compartilhar:

Município registrou crescimento de 11% do número de unidades franqueadas no 1° semestre de 2019

 

S.Bernardo ganha 79 franquias no primeiro semestre e se torna maior polo no setor do ABCD. Foto: Divulgação/PSBC

 

São Bernardo fechou o 1° semestre deste ano com o status de maior polo de franquias do ABCD. Segundo levantamento produzido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), a cidade encerrou o período com crescimento de 11% no número de unidades franqueadas.

Entre os meses de janeiro a junho, a cidade ganhou 79 unidades de franquias dos mais variados segmentos, passando de 715 para 794 estabelecimentos, na comparação com o mesmo período de 2018. Além de aquecer a economia da cidade, o crescimento do mercado impulsionou ainda a geração de novos empregos, contemplando profissionais de diversas áreas.

“O aumento de unidades franqueadas em nossa cidade mostra que São Bernardo voltou a atrair investimentos de grandes marcas. Um resultado que consolida nossa política de desenvolvimento econômico, com ênfase na capacitação de profissionais, e ainda mostra a retomada do protagonismo e da credibilidade do nosso município”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

De acordo com o levantamento produzido pela ABF, São Bernardo é atualmente a 4° cidade com maior número de franquias no Estado, ficando atrás apenas de São Paulo, Campinas e Guarulhos. No ranking nacional, o município aparece na 16° posição.

Atualmente, o município possui 353 redes de franquias, sendo a maior parcela delas do ramo de alimentação, com 277 unidades (34,9%). Na sequência, aparecem os segmentos de Saúde, Beleza e Bem Estar (113), Serviços Educacionais (85) e Moda (84).

 GERAÇÃO DE EMPREGOS

Com a ascensão do ritmo da atividade econômica em todo o município, São Bernardo fechou o mês de setembro como a cidade que mais gerou postos de trabalho formais no Grande ABC. No período, foram criadas 667 vagas no município, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

 CAPACITAÇÃO

Além de atrair novos investimentos, São Bernardo tem trabalhado também na capacitação profissional e de microempreendedores do município. Atualmente, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, em parceria com o Sebrae, mantém uma grade permanente de palestras e oficinas com o objetivo de capacitar microempreendedores.

As inscrições para as palestras podem ser feitas pelo telefone 0800 570 0800 ou diretamente na Sala do Empreendedor (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Para se inscrever, basta apresentar o RG original.