Ao longo de sua história, São Bernardo foi conhecida primeiramente como a capital da indústria moveleira e, posteriormente, da indústria automobilística. Nesta quarta-feira (12/02), o município deu um passo para se tornar uma cidade 4.0, ao assinar um termo de cooperação com a Amazon Web Services (AWS), uma companhia da norte-americana Amazon.com, que oferece serviços de infraestrutura de TI para empresas por meio de serviços web – a chamada computação na nuvem.
O documento foi assinado pelo prefeito Orlando Morando e por Paulo Cunha, diretor geral do Setor Público da AWS para o Brasil, transformando São Bernardo na primeira cidade da Região Metropolitana a se beneficiar da colaboração com a AWS. Esta cooperação se dará por meio do Ceitec (Centro de Empreendedorismo e Inovação Tecnológicas), criado em 2017 por esta gestão a fim de fomentar o empreendedorismo e a estruturação de negócios com veia tecnológica.
A cooperação entre as instituições oferecerá suporte, treinamento e eventos virtuais à comunidade do CEITEC, que passa a ter acesso aos conteúdos de programas globais da AWS voltados para educação, pesquisa científica e inovação, como o AWS Educate, AWS Cloud Credits for Research e o AWS EdStart.
“Trata-se de um importante legado que deixaremos para nossa cidade. É um passo importante para incentivar a educação técnica e a inovação não apenas em São Bernardo, mas no Grande ABC e em toda a Região Metropolitana. Desta forma, vamos colaborar a AWS para preparar os talentos locais e colaboraremos diretamente para aumentar a empregabilidade dos jovens e adultos da região”, afirmou o prefeito Orlando Morando, durante o ato de solenidade ocorrido no Salão Nobre do Paço Municipal, que ainda contou com a participação de representantes de grandes empresas, como Scania e Mercedes-Benz, e instituições de ensino, como a FEI e Metodista.
Paulo Cunha, diretor geral do Setor Público da AWS para o Brasil, ressaltou sua satisfação em trazer esse acordo de cooperação para São Bernardo. Não apenas por ser uma das maiores cidades do Estado, mas por ter uma ligação especial com o município. Cunha iniciou seus estudos no Centro Universitário da FEI, antes de se transferir para o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).
“O Grande ABC é historicamente marcado pelos avanços na economia e a AWS acredita no potencial de São Bernardo. Juntos, o CEITEC e AWS têm um papel importante na capacitação em computação em nuvem, preparando-os para atender uma crescente demanda do mercado de tecnologia por mão de obra qualificada em áreas como Machine Learning, Inteligência Artificial e Internet das Coisas”, disse Cunha.
O trabalho de colaboração vai além do desenvolvimento de profissionais técnicos, mas também incentiva a inovação e o empreendedorismo em São Bernardo, por meio do AWS Activate – por onde passaram startups como Uber, Airbnb e Nubank – e do AWS EdStart, um programa de aceleração para EdTechs, as startups de tecnologia focadas em educação. As instituições de ensino que querem oferecer os benefícios dos programas da AWS para a sua comunidade acadêmica – incluindo alunos, professores e pesquisadores – devem entrar em contato com a equipe do CEITEC, que oferece o direcionamento para inclusão das atividades na grade de ensino.
Programas do acordo:
Serviços da Ecovias Imigrantes incluem a lavagemde placas e limpeza de canais Acesso às imagens
Violência doméstica em São Bernardo do Campo resulta em prisão em flagrante de homem
Viatura da GCM foi abordada no centro da cidade por dois homens que estavam no…
Motorista foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde a embriaguez foi confirmada por meio…
Sediado no Parque da Juventude, etapa do principal campeonato de skate park do Estado conta…
Em sua 4ª edição na cidade, Taça das Favelas tem partidas que ocorrem na Arena…