VOLTAR
  • Economia

S.Bernardo fecha dezembro com 2º melhor desempenho em vagas de emprego do País

Em um mês, foram disponibilizadas 1.013 oportunidades de trabalho, por meio da Central de Trabalho e Renda (CTR); dados são do Ministério da Economia

  • Em um mês, foram disponibilizadas 1.013 oportunidades de trabalho, por meio da Central de Trabalho e Renda (CTR); dados são do Ministério da Economia.
    Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine
  • Por: Redação
  • Publicado em: 28/01/2020
  • Compartilhar:

Em um mês, foram disponibilizadas 1.013 oportunidades de trabalho, por meio da Central de Trabalho e Renda (CTR); dados são do Ministério da Economia

 

Em um mês, foram disponibilizadas 1.013 oportunidades de trabalho, por meio da Central de Trabalho e Renda (CTR); dados são do Ministério da Economia. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

 

A Central de Trabalho e Renda (CTR) de São Bernardo encerrou o mês de dezembro de 2019 como o segundo posto municipal do Sistema Nacional de Empregos (Sine) que mais gerou vagas de empregos em todo o País, de acordo com boletim divulgado pelo Ministério da Economia. No período, a agência pública de empregos apresentou saldo de 339% no volume de vagas, em relação ao número de candidatos, ficando atrás apenas da cidade do Rio de Janeiro. Ao todo, foram 1.013 vagas disponibilizadas à população, com 298 trabalhadores inscritos.

No boletim anterior, divulgado em novembro, a cidade já havia apresentado resultado representativo, figurando na quarta colocação entre os sistemas municipais do País e no primeiro lugar entre os postos do Estado. A boa colocação do município é resultado de uma série de políticas adotadas pela gestão do prefeito Orlando Morando para minimizar os reflexos da crise econômica e garantir a recolocação da população no mercado de trabalho, como a realização de feiras de empregos e maior captação de vagas junto às empresas da região.

“Fizemos um verdadeiro pente fino nas empresas parceiras para mapear as vagas disponíveis na cidade e, assim, apresentar as vantagens da CTR, que além de uma agência de empregos, também disponibiliza estrutura para entrevistas, dinâmicas de grupo e todo o processo necessário para seleção de novos funcionários. Também apostamos na realização de feiras, como forma de colocar públicos geralmente menos visados pelas empresas no mercado de trabalho”, destacou o chefe do Executivo.

Em todo o ano de 2019, estas ações garantiram a inserção de um total de 2.715 moradores da cidade no mercado de trabalho, sobretudo no setor de serviços. O volume representa média de sete contratações diárias – melhor resultado obtido pelo município nos últimos cinco anos. Para 2020, a Prefeitura programou a realização de mais quatro feiras de empregos, sendo duas para pessoas com deficiência, uma para o público de 16 a 22 anos e outra para pessoas com idade superior a 45 anos.

OFERTA CONTÍNUA

A exemplo do bom resultado de dezembro, a CTR iniciou 2020 com grande volume de vagas disponíveis à população. Somente nesta semana, Central dispõe de 521 vagas. Entre as oportunidades estão auxiliar de limpeza, auxiliar de logística, motorista, entre outras. Para conferir as oportunidades, basta comparecer na unidade (Rua Marechal Deodoro, 2.316, no Centro) ou acessar a página do serviço na internet (www.saobernardo.sp.gov.br/ctr).

NOVA CTR

Referência no atendimento ao cidadão, a Central de Trabalho e Renda de São Bernardo terá seus serviços transferidos ainda neste ano para prédio próprio da Prefeitura, localizado na Rua Padre Lustosa, número 48, no Centro da cidade. O espaço, que estava sem utilização pública há 3 anos, passou a receber nesta segunda-feira (20/01) obras de adequação e melhorias de sua infraestrutura. A previsão é de que a nova sede seja entregue a população até março.