S.Bernardo entrega escrituras na Rua dos Vianas e nos loteamentos Alvarenga Peixoto
Prefeito Orlando Morando realizou no feriado desta quarta-feira a entrega em mãos de 34 escrituras nestes locais
Prefeito Orlando Morando realizou no feriado desta quarta-feira a entrega em mãos de 34 escrituras nestes locais
Em pleno feriado do Dia do Trabalhador, celebrado nesta quarta-feira (1º/5), o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, deu mais um passo para avanço no processo de regularização fundiária da cidade, viabilizando desta vez a entrega de escrituras na Rua dos Vianas, na região entre os bairros Nova Petrópolis e Vila São Pedro, e também dos loteamentos Alvarenga Peixoto I e II. Por meio do Programa A Casa é Minha, 34 famílias receberam pelas mãos do chefe do Executivo municipal, em ação porta a porta, a escritura de seus imóveis, concretizando, assim, sonho antigo dos moradores.
Consolidado como o maior projeto de regularização fundiária da história de São Bernardo, o Programa A Casa é Minha, encabeçado pela Secretaria de Habitação, promoveu nesta etapa a distribuição de 21 escrituras na Rua dos Vianas e outras 13 nos loteamentos Alvarenga Peixoto I e II, documento esse que comprova a titularidade do imóvel. No total, a iniciativa demandou investimento de aproximadamente R$ 53 mil por parte da Prefeitura, sem qualquer custo aos munícipes beneficiados.
“É uma enorme alegria poder, neste Dia do Trabalhador, presentar essas famílias que há anos aguardavam a realização deste sonho de ter a escritura de sua casa em mãos. Moradias que são fruto de muita dedicação e trabalho destes moradores”, destacou o chefe do Executivo, ao lembrar ainda que o programa de regularização fundiária já alcançou a marca de 40 mil escrituras entregues na cidade.
Morador da Rua dos Vianas há cerca de 40 anos, o comerciante Nicodemos Francisco Machado, de 65 anos, sintetizou que a medida tem significado “mais que especial”. “É tudo para nossa família. Esperávamos há mais de 30 anos. Considero uma vitória, algo maravilhoso em nossas vidas. Só temos a agradecer.”
Já a empregada doméstica Edileuza Helena da Silva, de 54 anos, que mora no Alvarenga Peixoto, não escondeu a emoção de receber a escritura de sua casa após 10 anos de espera e ainda às vésperas do seu aniversário. “É praticamente um presente antecipado. É uma benção. Não tenho palavras para descrever o que isso significa, principalmente para mim e minha família, que durante anos moramos num barraco e sabemos do esforço que foi conquistar esse lar.”
SEM CUSTOS
O processo de regularização fundiária da Prefeitura de São Bernardo foi totalmente gratuito para os moradores que possuem apenas um lote. Os custos foram todos assumidos pela Administração municipal, que aportou o equivalente a média de R$ 1.500 por unidade.
REGISTRO ON-LINE
Para os moradores desses bairros que ainda não concluíram o processo de regularização por falta de documentação, a Secretaria de Habitação de São Bernardo criou uma ferramenta on-line para auxiliar essas famílias, dentro do Programa A Casa é Minha. Desta forma, os munícipes podem realizar o preenchimento dos dados e envio de documentos necessários para o processo de regularização do lote onde vivem por meio do site: www.saobernardo.sp.gov.br/web/sehab.