Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Variedades

S.Bernardo entrega 500ª carteira de identificação da pessoa com autismo

Pioneiro, documento instituído em 2021 garante prioridade de atendimento a pessoas com TEA

Última atualização: 06/10/2022 09:35
Por Gislayne Jacinto
Publicado 06/10/2022
Compartilhar

Pioneiro, documento instituído em 2021 garante prioridade de atendimento a pessoas com TEA

prefeito Orlando Morando com garoto autista
Prefeito Orlando Morando entrega 500ª carteira de identificação da pessoa com autismo. Foto: Divulgação/PSBC

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, entregou nesta quarta-feira (21/9) a Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista de número 500. O documento, instituído no âmbito municipal no ano passado, garante prioridade nos atendimentos às pessoas com autismo e promove inclusão e visibilidade.

A carteira foi entregue pelo próprio prefeito e pelo secretário de Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Pery Cartola, à mãe do pequeno Miguel, 6 anos, Amanda Farias do Nascimento, 32, no Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. “Este programa importante faz valer em São Bernardo a Lei Romeo Mion (Lei Federal nº 13.977/20), uma importante medida que reconhece os direitos da pessoa com autismo. Com essa carteira, o Miguel e sua família poderão usufruir de todos os seus direitos. Além disso, é um documento que também contribui para desmistificar o comportamento das crianças e adultos autistas”, ressaltou o prefeito.

Instituída por meio do Decreto Municipal Nº 21.611, de 22 de junho de 2021, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista visa garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, como prevê a legislação federal. “As pessoas que são diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista não têm birra, não são mal-educados. Trata-se de uma rigidez comportamental e sensorial, que pode levar ao estado de crise e é por isso que é importante tratar este tema com prioridade, conhecimento e muita humanidade”, explicou o secretário Pery Cartola.

“A carteirinha traz muitos benefícios para o Miguel e para a nossa família, traz a visibilidade e a inclusão dele no município. Graças a este documento a gente não tem problema para ir ao médico, ao banco ou a qualquer outro lugar que a gente vá. É só apresentar a carteirinha que somos bem atendidos e temos prioridade”, relatou Amanda.

COMO SOLICITAR – A Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista é expedida pela Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cidadania e da Pessoa com Deficiência, mediante requerimento, acompanhado de relatório médico, com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).

A solicitação deverá ser feita digitalmente através do portal da Prefeitura de São Bernardo (https://guiadeservicos.saobernardo.sp.gov.br/guia-de-servicos/servicos/216001/mostrar). O munícipe também pode aprender o passo a passo da solicitação em um vídeo no canal da Prefeitura no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=e72Pux1pusk).

Desde 2017, a atual administração promove políticas públicas que visam assegurar os direitos das pessoas com deficiência. Atualmente o município reserva 3,6% das vagas do estacionamento rotativo às pessoas com deficiência, quase o dobro do que determina a legislação (2%) – cartão Defis. Na educação, São Bernardo oferta transporte escolar para alunos PCDs. Cerca de 2.000 estudantes com alguma deficiência são atendidos pela rede municipal.

Tags:autismocarteira de identificaçãoOrlando Morandoprefeitoprefeiturasão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior megatraficante preso Polícia Civil captura megatraficante do PCC em Diadema
Próximo artigo casal de idosos roubados Bandido é preso após tentar assaltar idoso de 90 anos; Veja Vídeo

Mais lidas

"Saberes Ancestrais” entra para o calendário de Ribeirão Pires e celebra cultura ancestral
“Saberes Ancestrais” entra para o calendário de Ribeirão Pires e celebra cultura ancestral
01/06/2025
Em determinado momento, ex-funcionário de empresa de transporte bateu coletivo contra um poste e, após negociações com a equipe, se rendeu.
Ex-funcionário surta, furta ônibus e causa loucuras no trânsito de Carapicuíba
01/06/2025
Duas Rodas Rock Bar receberá em 14 de junho o Rock Fight que reunirá amantes de esportes de luta e cultura pop
Evento Rock Fight promete agitar Nova Petrópolis com lutas, exposições e diversão
01/06/2025
Top-3 no País, São Bernardo é destaque em ranking nacional de gestão pública
01/06/2025
Carro, o celular e os objetos encontrados com o indivíduo preso permaneceram apreendidos e serão encaminhados à perícia
Suspeito de furtar rodas de carros é solto horas depois de ser preso em Santo André
01/06/2025

Recomendadas

Educação Ambiental nos Bairros começa a movimentar ‘Junho Verde’ de São Bernardo
CidadesSão Bernardo

Educação Ambiental nos Bairros começa a movimentar ‘Junho Verde’ de São Bernardo

31/05/2025
Em São Bernardo, projetos autorizam financiamento para canalização dos córregos Saracantan e Ourives
CidadesSão Bernardo

Em São Bernardo, projetos autorizam financiamento para canalização de córregos

31/05/2025
São Bernardo entrega de 16 novos triciclos elétricos para reforçar coleta seletiva 
CidadesSão Bernardo

São Bernardo entrega de 16 novos triciclos elétricos para reforçar coleta seletiva 

01/06/2025
Guto Volpi entrega 8ª Praça Esportiva em Ribeirão Pires
Cultura e LazerRibeirão Pires

Guto Volpi entrega 8ª Praça Esportiva em Ribeirão Pires

01/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?