VOLTAR
  • Cidades

S.Bernardo entrega 3 clínicas para atendimento odontológico no Rudge Ramos

Consultórios serão reforçados com profissional odontogeriatra, que fará atendimentos exclusivos ao público da terceira idade, dentro do programa “Cuidadoso”

  • São Bernardo entrega três consultórios odontológicos.
    Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto
  • Por: Redação
  • Publicado em: 21/01/2019
  • Compartilhar:

 Consultórios serão reforçados com profissional odontogeriatra, que fará atendimentos exclusivos ao público da terceira idade, dentro do programa “Cuidadoso”

 

consultórios

São Bernardo entrega três consultórios odontológicos. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

A Prefeitura de São Bernardo entregou nesta segunda-feira (21/01), três consultórios odontológicos na UBS (Unidade Básica de Saúde), no bairro Rudge Ramos. As clínicas serão reforçadas com profissional odontogeriatra, que realizará atendimentos exclusivos ao público da terceira idade, dentro do programa “Cuidadoso”, instituído em junho do ano passado.

Até março serão 40 novas clínicas. As primeiras unidades entregues foram a UBS Santa Cruz e UBS Jordanópolis. Ao todo, estão sendo investidos R$ 614 mil nos consultórios, por meio de repasses do Ministério da Saúde. Com custo unitário de R$ 15,3 mil, os consultórios contam com todos os equipamentos para procedimentos odontológicos, como fotopolimerizador, aparelho de ultrassom, amalgamador, além de cadeira do dentista e acessórios, como luz, mesa de apoio, cuba removível, sugador, entre outros.

A UBS Rudge Ramos já conta com dois dentistas e um auxiliar de saúde bucal. A unidade atende, em média, cerca 1.282 pacientes por mês, entre consultas agendadas e emergenciais. Além dos atendimentos odontológicos, a unidade possui três médicos generalistas, três enfermeiros, cinco auxiliares e técnicos de enfermagem, 11 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), ginecologista, farmacêutico, nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, geriatra, entre outros profissionais.

Saúde Bucal

Segundo dados da Secretaria estadual de Saúde, em 2016, apenas 30.06% da população utilizava o atendimento dental na rede pública. Em 2017, essee índice subiu para 32.01% e, em 2018, para 34.18%