VOLTAR
  • Variedades

S.Bernardo e Sto.André ampliam vacinação para pessoas de 25 anos

 Agendamento para o novo público foi disponibilizado nos portais das Prefeituras nesta sexta-feira 

  •  Agendamento para o novo público foi disponibilizado nos portais das Prefeituras nesta sexta-feira.
    Foto: Divulgação ?PSBC-Ricardo Cassin
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 30/07/2021
  • Compartilhar:

 Agendamento para o novo público foi disponibilizado nos portais das Prefeituras nesta sexta-feira 

Agendamento para o novo público foi disponibilizado nos portais das Prefeituras nesta sexta-feira. Foto: Divulgação

São Bernardo e Santo André ampliaram as faixas etária para vacinação de jovens. A Prefeitura de São Bernardo antecipou novamente o calendário de vacinação contra a Covid-19, desta vez, para pessoas com 25 e 26 anos. O agendamento da imunização está disponível a partir desta sexta-feira (30/07) no site da Prefeitura (https://vacinacovid.saobernardo.sp.gov.br/) e no aplicativo São Bernardo na Palma da Mão. Além do cadastro no portal, é necessário preencher os dados no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br), do Governo do Estado, para agilizar o atendimento no dia da aplicação. A vacinação do novo público começa neste sábado (31/07).

De acordo com prefeito Orlando Morando, a chegada de um novo lote, prevista para este fim se semana, deixa o município cada vez mais próximo da meta do Plano Estadual de Imunização (PEI), que prevê atingir a faixa de 18 anos até o dia 16 de agosto, segundo o cronograma do Governo do Estado.

“As vacinas estão disponíveis, porém, estamos observando um percentual de absenteísmo mais alto entre os públicos mais jovens, especialmente abaixo dos 30 anos. Uma faixa bastante representativa no percentual de cobertura vacinal e que não está comparecendo aos postos para tomar a primeira dose. Por isso, reforçamos que só vamos voltar à rotina pré-pandemia quando a maior parte da nossa população estiver imunizada. Só assim vamos vencer esta batalha”, alertou Morando.

O município dispõe atualmente de sete postos avançados, sendo um deles em sistema drive-thru, no Paço Municipal (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro) e os demais sem a necessidade do veículo: no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1.155, Parque Anchieta), no Ginásio Poliesportivo do Jardim das Orquídeas (Estrada do Poney Club, 90, Alvarenga), Ginásio Poliesportivo do Riacho Grande (Rua Marcílo Conrado, 210, Riacho Grande), no Clube dos Meninos (Av. Caminho do Mar, 3222, Rudge Ramos), Centro Esportivo do Jardim Lavínia (Av. Capitão Casa, 1.500, Jardim Lavínia) e Ginásio Poliesportivo do CREC Vila São Pedro (Ruas Tiradentes, 1845, e Santo Antonio, 300). Todos funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17h.

VACINA CONTRA A FOME – A campanha Vacina Contra a Fome continua com a arrecadação de alimentos não perecíveis nos sete postos de vacinação contra a Covid-19. Uma ação iniciada em São Bernardo em março, por meio do Fundo de Social de Solidariedade (FSS) em parceria com a Secretaria de Assistência Social, e que, posteriormente, foi incorporada à campanha do Governo do Estado. As doações podem ser entregues das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Santo André

Pessoas de 25 a 27 anos de idade começarão a receber a primeira dose da vacina contra Covid-19 em Santo André. Foto: Divulgação/PSA

Pessoas de 25 a 27 anos de idade começarão a receber a primeira dose da vacina contra Covid-19 em Santo André. A vacinação é feita mediante a agendamento no site psa.santoandre.br/vacinacovid, que indicará data, horário e local disponíveis. No dia da vacinação é necessário apresentar documento de identidade e comprovante de residência.

“Com a chegada de mais doses, é possível antecipar e ampliar a vacinação de novos grupos. Já ultrapassamos 83% dos adultos imunizados com, pelo menos, a primeira dose. Um resultado que nos coloca cada vez mais próximos do fim da guerra contra a Covid-19”, disse prefeito Paulo Serra.

Pessoas com 50 a 59 anos com comorbidades que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca também já podem agendar a aplicação da segunda dose. Todos os munícipes deverão, obrigatoriamente, apresentar comprovante de residência, documento de identidade e comprovante da primeira dose.

Com 633.573 doses aplicadas, a cidade já vacinou 83% da população adulta com pelo menos uma dose do imunizante, o que garante ao município um índice de imunização maior do que o alcançado pelo estado e pelo país.

A Secretaria de Saúde alerta sobre a necessidade de manter os protocolos sanitários com a higienização das mãos, distanciamento social e utilização de máscara. Para esclarecer dúvidas e obter outras informações sobre o cadastramento, além do portal da Prefeitura de Santo André, há também o telefone 0800-4848004.

Para garantir comodidade, segurança e conforto, o município se mantém estruturado com sete pontos drive-thru e nove unidade de saúde estrategicamente posicionados para a vacinação do público-alvo.

O Ministério da Saúde não recomenda que seja feita a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a Influenza conjuntamente. A pasta orienta que as pessoas que estiverem nos grupos prioritários procurem se vacinar antes contra a Covid-19. Especialistas recomendam um intervalo de pelo menos 14 dias entre a imunização contra coronavírus e a vacina contra a gripe. Pessoas infectadas com a Covid-19 ou que receberam alta há menos de 28 dias não poderão tomar a vacina contra a Influenza.

Doação de alimentos – As pessoas agendadas para receber a imunização podem levar 1 kg de alimento não perecível para doar nos pontos de vacinação e drive-thru da cidade. Essa ação contribuirá com a iniciativa do Fundo Social de Solidariedade, presidido voluntariamente pela primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra, que está recebendo doações.

Os itens arrecadados são destinados ao Banco de Alimentos, que faz a entrega para as famílias em situação de vulnerabilidade.