VOLTAR
  • Variedades

S.Bernardo e S.Caetano iniciam vacinação contra covid com imunizante bivalente

Prioridade é imunizar os acamados e domiciliados acima de 80 anos, indígenas e moradores e funcionários das Instituições de Longa Permanência

  • S.Bernardo e S.Caetano iniciam vacinação contra covid com imunizante bivalente.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 24/02/2023
  • Compartilhar:

Prioridade é imunizar os acamados e domiciliados acima de 80 anos, indígenas e moradores e funcionários das Instituições de Longa Permanência

idosos sendo vacinados

S.Bernardo e S.Caetano iniciam vacinação contra covid com imunizante bivalente. Foto: Divulgação/PSBC

Com a chegada do primeiro lote de doses bivalentes da Pfizer, as Prefeituras de São Bernardo e São Caetano iniciaram nesta sexta-feira (24/02) a imunização dos primeiros grupos prioritários com a nova versão da vacina contra a Covid-19. Nesta etapa inicial, serão vacinados os acamados e domiciliados acima de 80 anos, indígenas e moradores e funcionários das Instituições de Longa Permanência (ILPI). A vacina bivalente da Pfizer protege contra a variante original e outras cepas da doença que surgiram posteriormente, como a Ômicron e suas subvariantes.

NO caso de São Bernardo, neste primeiro lote, foram enviadas cerca de 33 mil doses ao município. “Para esse quantitativo de doses, demos prioridade aos mais vulneráveis, como fizemos desde o começo da imunização contra o Coronavírus. À medida em que forem chegando novos lotes, novos grupos serão contemplados”, explicou o prefeito Orlando Morando.

A nova proteção funciona como dose de reforço, sendo direcionada às pessoas com 12 anos ou mais e que possuem pelo menos duas doses das vacinas monovalentes: Coronavac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen. O intervalo para receber a dose bivalente é de 120 dias (quatro meses) da última dose tomada. A nova versão da vacina foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro de 2022.

VACINA MONOVALENTE

De acordo com o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, é fundamental que as pessoas completem o ciclo vacinal, mesmo com a monovalente, enquanto a dose bivalente não está disponível para todos os grupos, especialmente, neste momento em que se observa uma nova curva crescente de casos da doença.

“Como o contágio é cíclico, estamos nos preparando para um aumento de casos positivos agora passado o carnaval, devido à aglomeração dos blocos e desfiles. A vacina continua protegendo das manifestações mais graves e internações, por isso é fundamental que todos estejam vacinados”, reforçou. Todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm disponibilidade da vacina Coronavac, Pfizer Adulto, Pediátrica e Baby.

São Caetano

vacina contra covid

Prioridade é imunizar os acamados e domiciliados acima de 80 anos, indígenas e moradores e funcionários das Instituições de Longa Permanência. Foto: Divulgação/PSCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul recebeu na quinta-feira (23/2) a primeira grade de vacinas bivalente contra a covid-19. Os agendamentos para a primeira etapa da campanha iniciaram nesta sexta-feira para vacinação de moradores com 80 anos ou mais e imunossuprimidos.

Trata-se de um reforço com a cepa original do SARS-CoV-2 (coronavírus) combinada com a variante Ômicron e duas subvariantes, BA.1 e BA.2. “Essa vacina conta com cepas atualizadas contra o coronavírus. É fundamental que as pessoas completem o esquema vacinal e recebam os reforços para prevenirmos casos graves da covid-19”, destaca o prefeito José Auricchio Júnior.

O uso emergencial das formulações bivalentes da Pfizer foi autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como reforços para pessoas com 12 anos ou mais. O Ministério da Saúde definiu a estratégia de utilização do imunizante como reforço para grupos prioritários, que incluem idosos de 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, imunocomprometidos com 12 anos ou mais, pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais, pacientes vivendo em Instituições de Longa Permanência, povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas, e profissionais da Saúde.

“Vamos começar pela população de 80 anos ou mais e imunossuprimidos, a partir de 12 anos, e vamos ampliando as faixas etárias, conforme novas grades de vacina cheguem ao município”, explica a secretária municipal de Saúde de São Caetano, Regina Maura Zetone.

A bivalente prevê a aplicação de apenas uma dose, que somente poderá ser realizada para quem já realizou o esquema primário (duas doses) de qualquer imunizante monovalente: Pfizer, Coronavac, Janssen ou Astrazeneca. É preciso ter intervalo de quatro meses entre a monovalente e a bivalente.

Será feita de acordo com o quantitativo recebido pelo município, respeitando a ordem de prioridades determinada pelo PNI (Programa Nacional de Imunização) e escalonada por faixas etárias. A primeira etapa terá início neste sábado (25/2), para moradores com 80 anos ou mais e imunossuprimidos, em todas as Unidades Básicas de Saúde. A partir de segunda-feira (27/2) também estará disponível o drive thru da Garagem Municipal (Avenida Presidente Kennedy, 2.100, Bairro Olímpico). É necessário fazer agendamento pelo site https://portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/sesaud-agendamentos.

Para ser vacinado, o morador deve apresentar protocolo de agendamento, documento com foto, carteirinha de vacinação e comprovante de residência. No caso de imunossuprimidos é necessário também receita ou relatório médico atualizados.