VOLTAR
  • Variedades

S.Bernardo é referência nacional em aprendizagem com jogos de raciocínio

Comitiva da Secretaria de Educação de Vitória da Conquista (BA) conheceu, nesta terça-feira o Programa MenteInovadora

  • S.Bernardo é referência nacional em aprendizagem com jogos de raciocínio.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 25/07/2023
  • Compartilhar:

Comitiva da Secretaria de Educação de Vitória da Conquista (BA) conheceu, nesta terça-feira o Programa MenteInovadora

Jogos de raciocínio

S.Bernardo é referência nacional em aprendizagem com jogos de raciocínio.Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo é referência nacional em aprendizagem por meio de jogos de raciocínio do Programa MenteInovadora e também no Programa de Aprendizagem Criativa. Uma comitiva da Secretaria de Educação de Vitória da Conquista, na Bahia, conferiu de perto, nesta terça-feira (25/07), o trabalho desenvolvido em todas as escolas do primeiro ciclo do ensino fundamental utilizando jogos de raciocínio como ferramenta no processo de ensino aprendizagem.

O objetivo principal da visita foi a implementação do Programa MenteInovadora, presente na rede municipal de São Bernardo desde 2020, em parceria com a Mind Lab. A comitiva, formada pelo secretário municipal de Educação de Vitória da Conquista, Edgard Larry Andrade Soares, pelo coordenador geral do núcleo pedagógico, Ronilson Ferreira dos Santos, pela diretora administrativa Grazielly Lemos dos Santos da Rocha, e, também, pelos representantes da Mind Lab, Maurício Brito e Wagner Morales, foi recebida pela secretária de Educação de São Bernardo, Sílvia Donnini, e pela equipe de diretoras da Pasta.

“Ficamos felizes com essa troca de experiências e mais ainda em saber que a educação municipal de São Bernardo é modelo para outras redes. Isso representa para nós o reconhecimento dos investimentos realizados, sempre prezando por parcerias que dialoguem com a nossa abordagem e tenham impacto positivo na vida dos nossos estudantes, em especial neste contexto pós-pandemia. Nossa rede valoriza aprendizagens mais dinâmicas, ativas, criativas e diversificadas, favorecendo o protagonismo do aluno e colocando o aluno no centro do processo educativo”, ressalta a secretária de Educação de São Bernardo, Silvia Donnini.

O grupo visitou a EMEB José Cataldi, no bairro Demarchi, onde acompanhou as atividades desempenhadas pelos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental com o jogo Mindsters, destinado ao desenvolvimento de habilidades como memória, atenção, valorização da diversidade, além de trabalhar junto aos estudantes percepção visual, processos classificatórios, entre outras. Os estudantes apresentaram às visitas as regras do jogo e discorreram sobre suas percepções.

“Para nós, a Educação passa por fazer escolhas e ações que permitam alcançar resultados dentro de uma proposta inovadora. Experiências exitosas como essas de São Bernardo são fundamentais para que possamos superar desafios impostos e buscar o objetivo principal, que é o aluno”, considera o secretário municipal de Educação de Vitória da Conquista, Edgard Larry Andrade Soares.

REDE DE APRENDIZAGEM CRIATIVA

São Bernardo integra lista de 17 redes públicas de educação do País que participam do Programa Escolas Criativas, iniciativa da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), apoiada pela Fundação Lemann. As ações começaram em 2019, com formação para implementação de práticas de aprendizagem criativa – abordagem pedagógica que incentiva experiências mais criativas, mão na massa e relevantes em sala de aula.

JOGOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

No próximo dia 5 de agosto, a Secretaria de Educação de São Bernardo realiza o evento Jogos Brinquedos e Brincadeiras e, também, o Campeonato de Damas Olímpicas, no Cenforpe (Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Planalto). A programação especial é voltada à comunidade escolar e contará com torneio de jogos de raciocínio, brinquedos infláveis, circuito de brincadeiras e recreação.