VOLTAR
  • Cidades

S.Bernardo disponibiliza teste para detecção de Covid em meia hora nas UBS

Exame antígeno passa a ser processado nos próprios equipamentos, permitindo tratamento e isolamento precoces de pacientes positivos

  • S.Bernardo disponibiliza teste para detecção de Covid em meia hora nas UBS e UPAs.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 14/07/2021
  • Compartilhar:

Exame antígeno passa a ser processado nos próprios equipamentos, permitindo tratamento e isolamento precoces de pacientes positivos

São Bernardo disponibiliza teste para detecção de Covid em meia hora nas UBS e UPAs. Foto: Divulgação/PSBC

Para fortalecer ainda mais o combate ao coronavírus, a Prefeitura de São Bernardo acelera a detecção rápida da doença, com a oferta de teste antígeno em todas as unidades de saúde municipais, que compreendem as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS), as nove UPAS 24h e o Complexo Hospitalar. A tecnologia já era ofertada no município desde o ano passado, mas a partir de agora o processamento do exame ocorre nos próprios equipamentos, com emissão do resultado em menos de 30 minutos.

A medida permite tratamento e isolamento precoce dos pacientes que apresentarem resultado positivo para a doença. O teste é indicado apenas para pessoas sintomáticas. De acordo com o prefeito Orlando Morando, que esteve na UBS do Baeta Neves, acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, nesta quarta-feira (14/07), para conhecer o novo serviço, o papel do município é investir em todas as frentes para frear a pandemia.

“A vacinação contra a Covid-19 segue em ritmo acelerado, com avanço de mais de 65% da população já imunizada com a primeira dose e as outras frentes de combate à doença estão ativas e atuantes”, declarou o chefe do Executivo.

CASOS POSITIVOS – O processamento do teste na própria unidade otimizou a detecção dos casos positivos. “Com essa tecnologia, ganhamos tempo, isolamos mais rapidamente o paciente, passamos a monitorá-lo e testamos também os contactantes. Essa eficiência da detecção evita a propagação desenfreada do vírus, coíbe novas variantes, oferta o tratamento adequado de forma precoce, previne o agravamento da doença e uma possível internação”, explicou Dr. Geraldo.

Além dos testes de antígeno, a cidade disponibiliza testes sorológicos e RT-PCR em toda sua rede de Saúde. Todo paciente que chega a uma unidade com queixas e sintomas da doença passa por avaliação médica, bem como realiza o teste. Até o momento, 311.011 testes para detecção da Covid-19 já foram realizados na cidade.