VOLTAR
  • Política

S.Bernardo dá novo passo para abrigar 1º Centro de Atendimento do Espectro Autista

Em visita ao prefeito Orlando Morando, secretário estadual Marcos da Costa confirmou andamento para implantação de projeto pioneiro

  • Em visita ao prefeito Orlando Morando, secretário estadual Marcos da Costa confirmou andamento para implantação de projeto pioneiro.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 01/06/2023
  • Compartilhar:

Em visita ao prefeito Orlando Morando, secretário estadual Marcos da Costa confirmou andamento para implantação de projeto pioneiro

prefeito Orlando Morando

Em visita ao prefeito Orlando Morando, secretário estadual Marcos da Costa confirmou andamento para implantação de projeto pioneiro. Foto: Divulgação/PSBC

São Bernardo deu mais um passo para se consolidar como primeira cidade do Estado de São Paulo a abrigar um Centro de Referência no Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O prefeito Orlando Morando recebeu nesta quinta-feira (1º/6), em seu gabinete, a visita do secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dr. Marcos da Costa, que confirmou andamento no processo para instalação de projeto pioneiro na cidade.

A reunião foi acompanhada pelo assessor especial da secretaria, Ignácio Povedo, o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, e a deputada estadual Carla Morando. A unidade pioneira na cidade dará pontapé inicial na rede integrada de saúde e assistência ligada ao Governo do Estado. O município, por sua vez, está incumbido em ceder o local que vai abrigar o novo equipamento. Após o encontro, inclusive, o secretário e sua equipe vistoriaram espaço público que têm capacidade para acolher toda a estrutura.

“Tivemos como pauta o avanço para concretizarmos a implantação de um centro especializado no atendimento a pessoas com TEA. Mais um passo. Decisão já foi tomada pelo governador Tarcísio de Freitas, a partir do nosso pleito, e o Dr. Marcos veio conhecer os espaços onde a unidade pode ser instalada. Essa definição e o prazo de implementação são atribuições do Estado. Importante, para nós, é o compromisso do governo com essa prioridade. Nossa expectativa é consolidar no menor prazo possível”, pontuou o prefeito Orlando Morando.

Segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), São Bernardo possui aproximadamente 10,6 mil pessoas diagnosticadas com deficiência mental e intelectual, o que abrange pessoas com TEA. Conforme escopo da proposta, a unidade vai oferecer serviços voltados à orientação de pessoas com TEA e seus familiares, envolvendo seus direitos, acesso aos serviços públicos, além de atendimentos com especialistas médicos, psiquiatras, psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais.

Costa ratificou que a agenda do atendimento a pessoas com TEA é prioritária no governo. “Viemos conhecer integralmente o projeto de São Bernardo. Um dos primeiros atos do governador Tarcísio foi o decreto que estabelece um plano de ação integrada, na qual a implantação dos centros faz parte do programa. É uma alegria, para nós, estar na cidade e visitar o espaço que vamos levar o projeto adiante. Importante conquista para a população que representa de 1% a 2% dos moradores do Estado”, sustentou o secretário.

Responsável pela solicitação junto ao governo do Estado, Carla destacou o significado de a cidade ganhar um equipamento com o atendimento especializado. “Agradeço a sensibilidade do Tarcísio por dar essa oportunidade de colocarmos em funcionamento um projeto de tamanha importância, visando acolhimento de todo o público com espectro autista. Uma pauta antiga nossa, e necessária. Em resumo: feliz por São Bernardo ser a primeira da lista a receber o centro”.

DECRETO – O Governo do Estado publicou, em abril, decreto que trata do plano integrado de proteção a pessoas com TEA em todo o território paulista, traçando medidas de atuação entre as secretarias, além da Pessoa com Deficiência, de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. A estimativa é que cerca de 460 mil pessoas sejam atendidas pela iniciativa em âmbito estadual.