VOLTAR
  • Cidades

S.Bernardo dá início a mais uma edição da Operação Cobertor que Salva

Ação realiza trabalho humanizado de abordagem social e oferta de vagas para pernoite; medida judicial garante acolhimento coercitivo quando temperatura estiver abaixo de 5°C

  • S.Bernardo dá início a mais uma edição da Operação Cobertor que Salva.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 09/06/2023
  • Compartilhar:

Ação realiza trabalho humanizado de abordagem social e oferta de vagas para pernoite; medida judicial garante acolhimento coercitivo quando temperatura estiver abaixo de 5°C

cobertor que salva - operação em São Bernardo

S.Bernardo dá início a mais uma edição da Operação Cobertor que Salva. Foto: Divulgação

Com o objetivo de proteger a população em situação de vulnerabilidade e preservar vidas, a Prefeitura de São Bernardo deu início a mais uma edição da Operação Cobertor que Salva. Durante os meses mais frios do ano, todo o trabalho humanizado de escuta, abordagem e encaminhamento das pessoas em situação de rua a abrigos municipais é intensificado pelas equipes da abordagem social. Desde 2021, medida judicial garante acolhimento mesmo contra a vontade quando a temperatura atingir a mínima de 5°C.

Assim como todos os anos, o prefeito Orlando Morando fez acompanhou, nesta sexta-feira (09/06), as ações de abordagens que são realizadas em todo o município, especialmente nos locais identificados como de maior concentração de pessoas em situação de rua. “Sabemos que é uma missão difícil e que é um enorme desafio convencer essas pessoas a deixar as ruas, onde têm toda a liberdade, e pernoitar no abrigo, onde há regras. É um trabalho importante e que visa evitar mortes por hipotermia”, observa.

Conforme explica o secretário de Assistência Social de São Bernardo, André Sicco, entre o período de 1º de junho até 30 de setembro, a equipe do serviço especializado em abordagem social funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, reforçando a orientação sobre risco de morte e ofertando serviço de acolhimento e até mesmo de saúde àqueles que necessitarem. “A Prefeitura de São Bernardo oferece todas as condições para receber essas pessoas em situação de vulnerabilidade de forma digna, em ambiente limpo e com profissionais capacitados”, ressalta.

prefeito Orlando Morando

Prefeito Orlando Morando acompanha nova edição da Operação Cobertor que Salva. Foto: Divulgação

MEDIDA JUDICIAL

A Prefeitura de São Bernardo conquistou na Justiça, em 2021, o direito de garantir o acolhimento das pessoas em situação de rua mesmo contra a vontade nos dias em que a temperatura atingir a mínima de 5°C. A medida segue válida para este ano. O objetivo da ação é proteger vidas e evitar óbitos entre esse público, que é de altíssima vulnerabilidade social.

AMPLIAÇÃO DE VAGAS

Durante a Operação Cobertor que Salva, a Prefeitura amplia em até 30 o número de vagas para acolhimento da população, se necessário. Dessa forma, chega a 180 a quantidade de vagas para pernoite no Centro de Acolhimento 24 horas, localizado na Rua Tapajós, 10, Centro. O equipamento municipal oferece, ainda, café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, espaço de convivência, área para banho e kit de higiene e local para lavagem de roupa, além de abrigo para carrinhos e canil.

SERVIÇO

Toda população de São Bernardo pode contribuir com essa força-tarefa em prol da população mais vulnerável, relatando casos de pessoas em situação de rua que demandem apoio das equipes da Assistência Social, GCM e Saúde por meio dos telefones 99231-7784, 99231-6599 e 153 (GCM), além do SAMU (192). Nos casos em que houver crianças e jovens envolvidos, o serviço especializado em abordagem infantil pode ser acionado por meio dos telefones 99231-2764 e 99231-4450, bem como o Conselho Tutelar: 96845-1861 e 94818-2853.