Variedades

S.Bernardo celebra Janeiro Branco e Roxo com atividades na rede de saúde

Ações de conscientização reforçam atenção à saúde mental e ao combate à hanseníase

Policlinica Centro - Policlinica Centro -
S.Bernardo celebra Janeiro Branco e Roxo com atividades na rede de saúde. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

A Prefeitura de São Bernardo vai ofertar, ao longo deste mês, atividades na rede de saúde para celebrar as campanhas do Janeiro Branco e do Janeiro Roxo. As ações de conscientização reforçam, respectivamente, a atenção à saúde mental da população e a luta pela eliminação da hanseníase.

Para o Janeiro Branco, a rede de saúde mental vai promover rodas de conversas, práticas corporais e integrativas, entre outras, nos nove Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O objetivo é trabalhar as diversas formas de tratamento e prevenção de doenças mentais, especialmente para os pacientes e familiares que utilizam os serviços. Além dos nove Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), o município disponibiliza um Pronto Atendimento de Saúde Mental 24h, localizado na Rua Pedro Jacobucci, 470, na Vila Euclides.

Durante a campanha de Janeiro Roxo, a Policlínica Centro – localizada na Avenida Armando Ítalo Setti, 402, no Baeta Neves – reforçará a divulgação do programa permanente de combate à hanseníase, que atende, sem necessidade de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O programa disponibiliza orientação, avaliação, diagnóstico, acompanhamento clínico e tratamento medicamentoso aos pacientes. A equipe fará ainda grupos de conversa na sala de espera para alertar sobre a doença. No dia 18 de janeiro, será reforçada a ação de diagnóstico precoce da doença, no Poupatempo (Rua Nicolau Filizola, 100, Centro), das 8h às 14h.

O prefeito Orlando Morando destaca que a estrutura da Saúde recebeu investimentos importantes nos últimos anos que colaboram para o combate destas e de outras doenças. “Estamos alinhados às políticas públicas de fortalecimento da nossa rede municipal de saúde e que fazem toda a diferença no acolhimento dos nossos pacientes, seja na saúde mental ou na rede especializada. Os investimentos são constantes”, explicou o chefe do Executivo.

TRATAMENTO NA REDE

Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple explica que a pessoa que suspeitar de hanseníase deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, onde será avaliada. “No caso de hanseníase, já no acolhimento da UBS o paciente recebe orientações e se confirmada a suspeita é encaminhado à equipe de tratamento do programa de combate à doença, na Policlínica Centro”.

SINTOMAS

A hanseníase é causada pela infecção da bactéria Mycobacterium leprae. Os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés. A doença pode ser curada com terapia medicamentosa e com tratamento precoce é possível evitar deficiência.

 

Share
Published by
Gislayne Jacinto

Recent Posts

Taça das Favelas em São Bernardo reúne mil atletas e tem pontapé inicial no dia 1º de maio

Em sua 4ª edição na cidade, Taça das Favelas tem partidas que ocorrem na Arena…

54 minutos ago

Santo André reinaugura Casa da Palavra após obras de revitalização

Obras que tornaram a Casa da Palavra totalmente acessível a pessoas com deficiência, contemplou ainda…

1 hora ago

Em SP, trio é detido com R$ 57 mil em Ozempic e Wegovy, além de carro roubado em São Bernardo

Durante a busca, a PM, além do Ozempic e Wegovy, encontrou o carro que seria…

1 hora ago

Santo André libera segundo viaduto do Complexo Viário Santa Teresinha

Viaduto viabiliza via expressa ao tráfego no sentido São Caetano da Avenida dos Estados 

1 hora ago

Patacori Ogum teve cortejo, caminhada e louvação pelo quarto ano consecutivo

Comemoração de Patacori Ogum foi instituída por lei municipal e faz parte do Circuito Religioso…

14 horas ago

Trio de Mauá é campeão da Série Prata do Torneio de Basquete 3×3 Sub-17

Final do torneio  foi disputada entre duas equipes da cidade; Torneio segue até este domingo,…

53 minutos ago