VOLTAR
  • Cidades

S.Bernardo apresenta queda nos índices de homicídios, furtos e roubos

Ocorrências tiveram redução entre janeiro e outubro deste ano em comparação com o mesmo período de 2019

  • São Bernardo melhora a segurança e apresenta queda nos índices de homicídios, furtos e roubos.
    Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 26/11/2020
  • Compartilhar:

Ocorrências tiveram redução entre janeiro e outubro deste ano em comparação com o mesmo período de 2019

São Bernardo melhora a segurança e apresenta queda nos índices de homicídios, furtos e roubos. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

 

Levantamento mensal realizado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo e divulgado nesta quarta-feira (25/11) mostra que o município de São Bernardo apresentou redução nas ocorrências de homicídio, roubo e furto em geral e roubo e furto de veículos entre janeiro e outubro deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Conforme os dados apresentados pela SSP, a redução mais significativa foi a das ocorrências relacionadas ao roubo de veículos. Neste caso, houve queda de 38% nos registros, que passaram de 1.476 entre janeiro e outubro de 2019 para 915 nos primeiros dez meses de 2020. Na sequência, destaque para o furto de veículos, que acumulou baixa de 36% nos casos (de 1.910 para 1.214).

As ocorrências de furto em geral também tiveram queda, já que passaram de 5.361 para 4.034 (-25%) no período analisado. Já os casos de roubo em geral apresentaram redução de 23% (de 5.253 para 4.023). Quando analisados os registros de vítimas de homicídio na cidade, constatou-se baixa de 3% (de 34 para 33 mortes).

Na avaliação do prefeito Orlando Morando, a queda dos indicadores em 2020 é resultado de ampla política de investimento na Segurança Urbana nos últimos quase quatro anos. “A segurança é uma das prioridades da nossa gestão. Inauguramos o COI (Centro de Operações Integradas), que é o primeiro do Estado e permite a integração das forças policiais, e nos empenhamos em valorizar a nossa Guarda Civil Municipal, com a renovação da frota, novo armamento, ampliação do efetivo e equiparação do salário dos nossos profissionais com o da Polícia Militar. Tudo isso reflete no combate à criminalidade”, destaca.

REFORÇO NA SEGURANÇA – Desde 2017 a administração já realizou a entrega de dezenas de estruturas para a Segurança Pública Municipal, entre elas a inspetoria da GCM do Centro, a inspetoria da GCM no bairro Assunção, a inspetoria da Vila São Pedro, a base da guarda na Praça Lauro Gomes, a base localizada na Arena Olímpica São Bernardo, na Vila do Tanque, a Base da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) no Alves Dias, a corregedoria da guarda, no Centro, o almoxarifado do bairro Nova Petrópolis, além do 1º Centro de Operações Integradas (COI) do Estado de São Paulo.

Em parceria com o Governo do Estado, também foram entregue novas instalações para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), no Jardim do Mar, o 4º DP do Riacho Grande, o 2º DP do Rudge Ramos, nova estrutura para o 6º Batalhão da Polícia Militar na região do Jardim Calux e nova sede para a Dicma (Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente).