VOLTAR
  • Variedades

S.Bernardo antecipa vacinação de pessoas de 38 e 39 anos contra Covid

Agendamento já está disponível no site da Prefeitura; aplicação das doses para nova faixa etária começou nesta sexta-feira  

  • Prefeitura de São Bernardo antecipa vacinação de pessoas de 38 e 39 anos contra Covid.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 02/07/2021
  • Compartilhar:

Agendamento já está disponível no site da Prefeitura; aplicação das doses para nova faixa etária começou nesta sexta-feira  

Prefeitura de São Bernardo antecipa vacinação de pessoas de 38 e 39 anos contra Covid. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo antecipou novamente o calendário de imunização contra a Covid-19 e iniciou, nesta sexta-feira (02/07), a vacinação de pessoas de 38 e 39 anos. O agendamento é obrigatório e pode ser realizado no portal da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus) ou no aplicativo SBC na Palma da Mão. Além do cadastro no portal, é necessário preencher os dados no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado, para agilizar o atendimento no dia da aplicação.

Para o prefeito Orlando Morando o sistema de agendamento tem sido grande aliado na antecipação do cronograma na cidade. “Quando a nossa equipe percebe que existe um esvaziamento na agenda da faixa etária que está sendo imunizada, já sabemos que podemos ampliar a cobertura para uma nova idade. Assim estamos fazendo e está dando certo”, explicou Morando.

As doses continuam sendo ofertadas para as pessoas com 40 anos ou mais e demais grupos já contemplados pelos planos Estadual e Nacional de Imunização, que, por alguma razão, ainda não tenham se imunizado. “Todas as pessoas já contempladas no calendário municipal e que ainda não compareceram para tomar a vacina têm a oportunidade diária de realizar o agendamento no site da Prefeitura, sem a necessidade de comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS)”, adicionou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

A cidade mantém o sistema de vacinação em cinco postos avançados, sendo um deles em sistema drive-thru, no Paço Municipal (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro) e os demais sem a necessidade do veículo: no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1.155, Parque Anchieta), no Ginásio Poliesportivo do Jardim das Orquídeas (Estrada do Poney Club, 90, Alvarenga), Ginásio Poliesportivo do Riacho Grande (Rua Marcílo Conrado, 210, Riacho Grande) e no Clube dos Meninos (Av. Caminho do Mar, 3222, Rudge Ramos), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

FINAL DA FILA – Desde a última quinta-feira (01/07), de maneira pioneira na região, a Prefeitura de São Bernardo passou a adotar novo protocolo para pessoas que recusarem a vacina contra a Covid-19 em razão da marca do imunizante. Quem desistir de se vacinar terá que aguardar o final do processo de imunização de toda a população adulta para ter acesso novamente à dose de proteção contra a doença. A medida exige a assinatura do termo de “recusa e responsabilidade” por pacientes que se negarem a receber a aplicação da vacina e ficará anexo ao prontuário do mesmo, na rede municipal de Saúde. No primeiro dia de vigência da medida, 20 pessoas se recusaram a receber a dose. Todas assinaram o termo e foram para o final da fila.

EFICIÊNCIA NA VACINAÇÃO – São Bernardo segue como a quarta cidade do Estado de São Paulo que mais vacinou sua população contra a Covid-19, atrás apenas da Capital, Campinas e Guarulhos. Até esta quinta-feira (01/07), 472.538 vacinas já haviam sido aplicadas, sendo 370.320 referentes à primeira dose e 102.218 à segunda.

DOAÇÃO DE ALIMENTOS – A campanha Vacina Contra a Fome continua com a arrecadação de alimentos não perecíveis nos cinco postos de vacinação contra a Covid-19. Uma ação iniciada em São Bernardo em março, por meio do Fundo de Social de Solidariedade (FSS), e que, posteriormente, foi incorporada à campanha do Governo do Estado. As doações podem ser entregues das 8h às 12h e das 13h às 17h. Até o momento, já foram arrecadadas mais de 90 toneladas de alimentos pela campanha.